domingo, 16 de novembro de 2014

Colunaço do Pêta

Petinhadas

Motivos de força maior, em função de uma viagem inesperada do meu chefe essa semana para uma audiência em Arapiraca (AL), o Colunaço do Pêta deste domingo está com seu teor reduzido!!! Peço a compreensão de leitores, pois tive que acompanhar meu chefe nessa ‘empreitada’ que tomou três dias da semana do Dr. Pêta!!! Domingo, estou de volta com ‘todo gás’!!!

A propósito, a audiência no fórum de Arapiraca está relacionada ainda com a morte do jornalista Décio Sá!!! A polícia do Maranhão prendeu um suspeito de envolvimento na morte do blogueiro, de nome Valdênio José da Silva, que acabou sendo assassinado no dia em que foi solto, lá pras bandas do Araçagi!!! Na ilustração da matéria, veículos de comunicação, blogs e até o Jornal Nacional colocaram a foto de Valdênio José da Silva!! Só que se tratava de um homônimo alagoano, que, ‘pesquisado’ na internet, apareceu algemado!!! Não houve dúvida de que se tratava do suspeito na morte de Décio!!! Mas não era!!! Tratava-se de um Valdênio de Arapiraca, que, coincidentemente, tinha a mesma idade e havia sido preso por suspeita de envolvimento com uma quadrilha de assaltantes de carga naquela cidade!!! Resultado: o Valdênio alagoano processou ‘todo mundo’!!! O caso está ‘rolando’ na Justiça de Arapiraca!!!

Bom, agora é hora de falar sério!!! O que impede a governadora Roseana Sarney, diante de tudo o que se está vendo nos últimos dias sobre a ‘Operação Lava Jato’, de ter a sua prisão decretada pelo juiz Moro, do Paraná, a partir do primeiro dia em que deixar o Palácio dos Leões???!!! Nada!!! Ela está sendo investigada por suspeita de receber propina para que o governo do estado antecipasse o pagamento de um precatório de R$ 120 milhões às construtoras UTC/Constran!!! Pela suspeita de envolvimento da governadora, o caso foi apartado do processo e remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em função de seu foro privilegiado!!! O doleiro Alberto Youssef foi preso em São Luís, quando pagava a propina em dinheiro, segundo suspeita da PF!!! No despacho que autorizou a ação desta sexta-feira, que resultou na prisão de vários dirigentes de empreiteiras, o juiz paranaense, Sérgio Moro, escreveu que via com “estranheza que empreiteira utilizasse os serviços de Alberto Youssef, especialista em lavagem de dinheiro, para negociar precatório com o governo estadual”!!! O magistrado citou como “prova robusta” do envolvimento do doleiro mensagem eletrônica enviada em dezembro de 2013 a ele pelo administrador da UTC, Walmir Pinheiro Santana, com cópia para Ricardo Pessoa, presidente da UTC, congratulando-o pelo sucesso na negociação do precatório!!! Ou seja, se quiser, Moro pode decretar a prisão da governadora!!!

Bom, mas voltemos à pergunta inicial: o que impede Moro de decretar a prisão de Roseana???!!! Nada!!! ‘Donde’ se conclui que toda essa história de renúncia da governadora antes do término do mandato tem tudo a ver com isso!!! E quem enxergou o perigo foi justamente o ‘águia’ do pai, José Sarney, que com toda certeza aconselhou-a a seguir esse caminho!!! Não faz sentido Roseana renunciar antes da hora para ‘fazer graça’ ao presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo!!! Mesmo porque nem vai com a cara dele!!! Como não faz sentindo ela fazer espalhar que está deixando o governo antes de encerrar o mandato porque não quer passar a faixa governamental para Flávio Dino!!! Desculpa mais do que ‘esfarrapada’!!! Se quiser, Roseana pode mandar Olga Simão, Ana Graziella ou quem bem entender entregar a faixa ao futuro governador!!! Bom, e se Roseana jamais pensou em dar uma aposentadoria de governador a Arnaldo Melo, e se ela tem plena consciência de que pode ficar até o final do mandato e dar a faixa para qualquer auxiliar entregar a Flávio Dino, por que então a filha do Sarney quer sair antes???!!!

Lembram de uma história recente, de que Roseana, depois de concluir o seu governo, iria para o Tribunal de Contas do Estado (TCE)???!!! Pois bem, qual é a única alternativa que Roseana tem, depois de deixar o governo, quando estará sem imunidade, para evitar problemas com o juiz responsável pela Operação Lava Jato que a investiga???!!! É justamente buscar essa imunidade, um foro especial, privilegiado!!! E sem mandato, onde pode conseguir isso???!!! No Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão!!! É aí que entra a planejada saída antecipada de Roseana do governo!!! Sai, para Arnaldo Melo assumir e nomeá-la Conselheira do Tribunal de Contas do Maranhão, cargo que lhe dá imunidade e foro privilegiado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)!!!

Bom, o assunto agora é a reunião do governador eleito, Flávio Dino, com a bancada federal maranhense, essa semana, em Brasília!!! Meu amigo, quando viu aquela foto no jornal, com o irmão Zequinha, Gastão e outros governistas ao lado de Flávio Dino, a ‘vice-sub-judice’ ‘surtou’!!! Uma fonte de dentro do palácio revelou ao Dr. Pêta que a ‘vice’ ficou enlouquecida, chamou ‘todo mundo’ de traidor, quebrou algumas peças de ornamentação do palácio e ainda fez ameaças!!! Tão transtornada estava, segundo a fonte, que ameaçou não mais deixar o governo, como se isso não fosse totalmente prejudicial a ela!!! Dr. Pêta ainda apurava a informação, dois dias depois, quando deparou com uma ‘intempestiva’ entrevista do deputado Zequinha Sarney, publicada pelo jornal O Estado do Maranhão, ‘derramando’ loas sobre a irmã!!! “Sintomático, meu caro Watson”!!! Depois de aparecer na foto com Flávio, Zequinha foi chamado ‘nas catracas’ para amenizar o impacto da repercussão da reunião em Brasília!!! Assim, nem precisou apurar mais nada!!! O chilique procedia!!!

Agora, imagina se a ‘vice-sub-judice’ tivesse tomado conhecimento da cara de alegria e do abraço forte que o mano Zequinha deu em Zé Reinaldo ao vê-lo na reunião de Brasília!!!

Viram a revolta e o desabafo da Paulinha Lobão no seu programa passado????!!! Meu amigo, ao falar da derrota do ‘cara-metade’ ao Governo do Estado, Paulinha simplesmente disse que estava decepcionada com “tantas traições” de quase todos os políticos ligados ao Palácio dos Leões!!! E mais: que tudo que prometeram não cumpriram, deixando ela e o ‘cara-metade’ com um ‘abacaxi’ tamanho família nas mãos!!! Só faltou chamar a ‘vice-sub-judice’ ‘daquilo’!!! Saaaaaaaaaaaaaaaaaai!!!

Meu amigo, o que teve de ‘penetra’, quinta-feira, na festa de lançamento das novas cestas natalinas da Caves Du Vin, é ‘brincadeira’!!! Tudo regado a um bom vinho, champagne parisense, petiscos, bacalhau, lagosta…, tudo com a assinatura do cheff francês Bernard!!! O que tinha de ‘bicão’ e ‘0800’ não dava pra contar!!! É, ‘rapá’, quem será que está botando na cabeça da ‘sosó’ para fazer essas festas de doido gastando tanto dinheiro???!!! Assim termina quebrando e não saindo mais em colunas sociais!!!

Quem passou pela Cohama esta semana observou que as obras de mobilidade urbana na Avenida Daniel de La Touche estão em curso!!! Fica a dica para o Impur: um plano de intervenção que inclui jardinagem e manutenção da limpeza no canteiro central e áreas verdes no trecho entre o supermercado Mateus e a Rua do Aririzal!!!

De um experiente parlamentar, sobre a ‘tempestade’ que estão fazendo em torno da votação de uma emenda que pretende dar nova regulamentação à eleição indireta para governador!!! “Não sei para que tanta confusão se a governadora sequer decidiu se deixa ou não o governo!!! Pelo pouco da experiência que tenho, aconselharia o presidente Arnaldo Melo a ter um pouco de cautela, pois poderá ficar só na vontade, já que até hoje ela não disse publicamente quando vai sair”!!!

Rapaz, a prestação de contas da campanha dos deputados foi de lascar!!! Ô ‘povo’ que subestima a inteligência dos ‘pobres mortais’!!! Um caso especial chamou muito a atenção!!! A declaração de um dos parlamentares mais votados para o ‘Poder Rangedor’ que ninguém sabe de onde veio, de onde saiu, qual peso político tinha, o ‘escambau’!!! Terá tido a expressiva votação só pela simpatia do povo???!!! ‘Me compre um bode’, né!!! Muita grana, ‘menino’!!! Então, multiplique por 20, no mínimo, o que o ‘dito-cujo’ declarou na prestação ao TRE-MA!!! Outro caso foi da candidata que surgiu cheia de gás na campanha!!! Pense numa prestação escandalosa!!! Não teve nada que tenha sido mais comentado mais na cidade dela do que a coragem de fazer uma prestação de contas de quase meio milhão!!! Essa campanha, se duvidar, foi mais cara do que a dos governadores juntos!!! Não teve um lugar nesse Maranhão que a então candidata não investiu pesado em prefeito, ex-prefeito, liderança…!!! Foi a campanha mais cara dos últimos tempos do Maranhão!!! Ninguém viu nada igual!!! Teve prefeito que pegou ‘uma milha’!!! De onde saiu o ‘dindim’???!!! Pior é que tá devendo agiota, fornecedor, ‘Deus e o mundo’!!! Inexperiente que é, ‘torrou’ muita grana na primeira etapa da campanha e no final faltou gás!!! Para o dinheiro que gastou foi pouco voto!!! Esperava 50 mil votos a mais do que teve…, queria ser a mais votada também baseada não sei em que…, só se fosse nos 50 milhões que ela disse que gastou na campanha!!! É, mas, de repente, os 50 milhões se transformam em 500 mil!!! ‘Nego’ acha que o povo é bobo!!! Resultado: a mulher virou a piada da semana nas mesas dos restaurantes da cidade!!! É isso aí!!!

Dr. Pêta já tinha alertado para o risco de realizar as obras das avenidas Quarto Centenário e Via Expresso a ‘toque de caixa’ para atender interesses inconfessáveis da ‘vice-sub-judice’!!!. Pois bem, um olhar mais atencioso por parte de quem trafega pela Daniel de La Touche, no viaduto próximo à SMTT, vai verificar que o acabamento feito às pressas não atende aos pedestres e deficientes físicos!!! Não tem rampa no calçadão!!!

Um Pêtanauta pede espaço para alertar a SMTT para a necessidade de reavaliar a faixa de pedestre situada em uma curva em frente ao IFMA, no Monte Castelo!!! Segundo ele, são inúmeras colisões ocasionadas pela faixa…, necessária, mais que vem provocando prejuízos!!! Aproveitando a ‘deixa’, próximo ao hospital Aldenora Belo, o trânsito intenso de pedestres merece uma atenção especial por parte dos órgãos de segurança (SMTT e SSP) devido aos inúmeros assaltos!!! Com relação à faixa, a assessoria da SMTT informou que ela é necessária, pois fica em frente ao IFMA!!! Travessia de estudantes!!!


E pra fechar..

Prezado Dr. Pêta;

Ultimamente a morte tem trazido desgosto para muitas famílias do nosso Maranhão. Seja por morte morrida ou por morte matada, nós vivemos à sua sombra. A matada, é a que mais desvela a bestialidade que habita em nós.

Mas não se espantem, qualquer um é capaz do ato insano de matar se não tivermos o controle de nossas emoções. Condição essa, sine qua non, para que não cheguemos a extremos. Por isso, o “orai e vigiai” recomendado pelo celeste amigo Jesus.

Porém, a vida continua quer queiramos ou não. É verdade que a morte suaviza todos os nossos pensamentos em relação a quem parte. Quem não prestava passa a prestar e quem prestava, fica melhor ainda na fita. Mas isso, não passa mesmo de pensamentos. Nós colhemos o que plantamos e ponto final.

Para a ciência de paradigma materialista, saímos do pó e ao pó voltaremos. A nossa alma com todas as suas funções intelectuais e a consciência, mais não é que uma função orgânica que esvai-se com a morte. Já disse um cientista(Carl Vogt), que o pensamento não passa de uma secreção cerebral e que as leis da natureza são inflexíveis; não conhecem moral nem benevolência. Absurdo.

Espiritualizando o assunto, Krishna (Deus Brâmane), ensinava: o corpo, dizia ele, envoltório da alma que aí faz sua morada, é uma coisa finita; porém, a alma que o habita é invisível, imponderável e eterna. (vide o livro “Bhagavad-Gitâ”)

Se não fosse assim, onde colocaríamos parte das virtudes de Deus, como por exemplo: Onipotência e Onisciência. Deus estaria brincando de fazer gente? Seria ilógico pensar assim, creio eu. Ou não?

O cardeal católico Bona (+ 1674), assim se exprime: “é muito para estranhar que se encontrem homens de bom senso, que tenham ousado negar as aparições e as comunicações das almas, com os vivos, ou atribuí-las à imaginação transviada, ou ainda às artes do diabo.”

O espírito é mais ainda: é a força oculta, a vontade que governa e dirige a matéria – Mens Agitat Molem – e lhe dá vida.

Por fim, é com a suavidade desses pensamentos que me torno condolente com a família do Dr. Luiz Alfredo Neto Guterres.

Em tempo – Ao editorialista do JP de 13/11/2014: existem três elementos no Universo: Deus, espírito e matéria. Quando estamos na carne, somos espírito e matéria,e quando desencarnamos somos apenas espíritos errantes. Portanto, viemos do mundo espiritual e para lá voltaremos. E por que estamos aqui? Para evoluirmos. Eis o grande enigma decifrado.

(Antonio Carlos – São Luís MA)

A crise necessária

Os dias próximos dias não serão fáceis para os atuais donos do poder; sobretudo, para aqueles que, ignorando todas as regras que juraram solenemente respeitar, como o zelo às leis, o respeito às instituições, e à probidade administrativa, passaram a usar os recursos públicos como seus e tornaram o das estatais um trampolim para o enriquecimento pessoal.

Em mais um desdobramento da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, vimos, outrora, tidos por respeitáveis empresários envergando seus ternos caros e com suas malas de grife sendo conduzidos por agentes policiais, altos executivos públicos e privados.

Acredito, pelo que lembro e acompanho da política nacional, eque stamos diante da maior crise política e econômica desde a redemocratização do país. A operação coloca no olho do furacão da crise empresas que povoaram nosso imaginário como a Camargo Corrêa, Mendes Junior, Odebrecht e Andrade Gutierrez. Outras, menos icônicas, mas nem por isso menos poderosas, como UTC, Promon, MPE, Toyo-SOG, entre outras menores. A meta de todas e sob o comando do partido que assumiu o governo, há doze anos, com a promessa de implementar um choque ético na gestão pública, de sangrar a maior empresa, foi cumprida.

Os numerous já divulgados, mesmo ainda preliminares, dão conta que nunca antes na história deste país tantos empresários se uniram a políticos para roubarem, em consórcio, tanto dinheiro de uma empresa brasileira.

A Petrobras já perdeu mais da metade do seu valor de mercado. No momento sofre investigação internacional, vê suas ações derreterem e corre o risco de desvalorizar-se ainda mais, e, até, em último caso, ver-se impedida de negociar ações. Pela primeira vez (pelo que me recordo), atrasou a divulgação de seu balanço trimestral. A auditoria externa contratada não quis e não quer se arriscar a endossar números que poderão ser desmentidos pelos fatos. A próxima data para divulgação será daqui a trinta dias. Ninguém diz, mas essa demora serve para saber como a empresa se comportará diante dos próximos desdobramentos do escândalo.

Se a Petrobras e seus milhares de acionistas – aqueles cidadãos que confiaram no governo anterior e sacaram seus fundos de garantias, suas poupanças, suas economias, que venderam seus bens para comprar ações, na crença de que o lucro era certo – sofrem com esses fatos, a consequência, também não será menos danosa para as empresas pilhadas no flagrante explicito de corrupção. Estas, sobretudo as que operam no exterior, passarão a sofrer restrições – ninguém quer se vincular ou contratar empresa sob investigação de autoridades policiais e judiciais e que têm executivos presos, bens indisponíveis e etc. Perderão mercado e serão desvalorizadas. É essa a regra do jogo, é a regra da vida. As pessoas fazem vistas grossas aos malfeitos alheios; entretanto, se tais deslizes vêm a público de forma incontornável, passam os autores desses delitos a serem tratados como eram tratados os leprosos no passado. Todas deverão perder valor e trabalho.

Caso a crise ficasse circunscrita aos fatos já expostos, apenas envolvendo a maior empresa do país e as maiores empreiteiras, já seria suficiente para um grande sismo no país. Só que ela irá muito além. Com as delações, quase todo o governo, os partidos que lhe dão sustentação e expressiva parcela do Congresso Nacional estarão comprometidos.

Estamos, enfim, diante de uma crise sem precedentes. Até mesmo os fatos que culminaram na cassação de Color, o primeiro presidente eleito após a redemocratização, sequer chegaram perto do momento que vivemos.

Apesar das consequências imprevisíveis, caso nossas instituições democráticas consigam superar o momento, com a polícia investigando e apontando todos os responsáveis, com o Ministério Público denunciando, o Poder Judiciário e o Congresso Nacional (o que sobrar dele) punindo com rigor os culpados, acredito que sairemos bem mais fortalecidos. O Brasil conseguirá sair-se aos olhos do mundo como um país com instituições sólidas e capaz de responder como deve ser respondido aos malfeitores e salteadores do poder.

(Abdon Marinho – Advogado, São Luís MA)(Praxedes Sousa Marques – Jornalista, São Luís MA)

Mistérios

Qual é o bacalhau que na noite de sexta-feira estava salgado no preço e no gosto, num badalado restaurante da Lagoa???!!! Até os garçons, diante da reclamação de alguns clientes, admitiram o excesso de ‘sódio’ no pescado!!! Pense!!!

Qual é a construtora, metida a ‘top de linha’, que está atrasando em mais de quatro meses as obras no trecho Olho D´Água-Araçagy, causando verdadeiros transtornos aos moradores daquela área, que ficam diariamente ‘presos’ mais de 1 hora em engarrafamentos???!!! É, ‘meu’, só que o dono da ‘dita-cuja’ diz que tem costas quentes com um secretario municipal ‘pesado’ da ‘Grande Ilha’!!! É bom que ‘E-36 marque bem esse problema na sua agenda e descubra quem é esse ‘padrinho’ da empreiteira!!!

Quem foi o secretário da ‘vice-sub-judice’ que comprou dois apartamentos na Península, das mãos de um empresário, e até hoje não ‘se coçou’ para acertar as contas???!!! Pior é que o empresário ainda mobiliou o imóvel todinho!!! E agora, ‘Juzé’!!!???

Quem foi o parlamentar que, ao lhe ser oferecida uma pasta no futuro governo, tentou passá-la para a ‘cara-metade’ e ouviu do futuro governador que o cargo era para ele, não aceitando a indicação do ‘dito-cujo’???!!!

Qual é o vereador da ‘Princesa do Sertão maranhense que tá sendo procurado por ‘Dona Justa’ por ter dado um ‘balão’ numa casa de eventos???!!! O pior é que ele deu o endereço errado, e a Justiça não consegue citar o ‘dito-cujo’!!! Marrapá…, será que quer imitar ‘Corajoso’???!!!

Quem foi a socialite sarneisista que já procurou um parente de um futuro auxiliar de Flávio Dino para tentar continuar com a sua ‘boquinha’???!!!

Por que ainda não fizeram a capina, retirada do lixo e iluminação da pracinha ao lado do Condomínio Village das Palmeiras, na Cohama???!!!

Se é verdade que um gato tem ‘sete vidas’, quem na ‘Tríplice-Fronteira’ tem a vida de ‘sete gatos’???!!! Só mesmo ‘madame diná’ pra saber!!!

Quem, da ‘Tríplice-Fronteira’, foi recepcionado no aeroporto com um carro de funerária???!!! Rapaz, só porque no raio X do abdômen do ‘cabra’, onde era pra ser o fígado, só tinha uma seta com a frase: “aqui jaz”, hahahahahahaha!!! Pior é que chegou com o ‘radiador furado’ e tomando cinco litros de água por hora!!! Será que é indaiá, ‘figueiredo’???!!!
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly