quinta-feira, 21 de abril de 2016

Escola Graça Aranha esclarece sobre denúncias realizadas em redes sociais de que livros didáticos, em condições de uso, estariam sendo destinados ao lixão.

Respondendo a denúncias realizadas em redes sociais de que livros didáticos, em condições de uso, estariam sendo destinados ao lixão ou para a reciclagem, não têm fundamento e nem procedem. 
Os livros didáticos a que se referem as denúncias são livros do triênio passado (2012, 2013 e 2014), que estavam ociosos no CE Graça Aranha, e que foram DOADOS dentro da legalidade e do que regulamenta a Portaria Nº 382, de 05 de Junho de 2012 (Estado do Maranhão/Secretaria de Estado da Educação) para a Igreja do Evangelho Quadrangular (Nova Imperatriz), através de solicitação do pastor Edivan Pereira Martins, que está realizando uma ação cidadã, ao disponibilizar os livros para doação à comunidade.
 Os livros aqui referidos (saudáveis e proveitosos) podem ser descartados na forma de "doação sem encargos, aos estudantes que os receberam no último ano do efetivo uso, para que funcionem como instrumento de pesquisa: a) no caso da inexistência de interesse por parte do alunado estes serão doados, sem encargos, aos outros membros da comunidade escolar ou instituições sem fins lucrativos" (Portaria Nº 382, de 05 de Junho de 2012, artigo 8, parág. I). Conforme a mesma Portaria (Artigo 8, parág. III), o desfazimento é realizado apenas para livros antieconômicos, irrecuperáveis, inservíveis, desatualizados e sem condições de uso sadio pelos alunos conforme a mesma portaria, para às cooperativas de reciclagem.

"Gostaríamos de parabenizar à equipe gestora do CE Graça Aranha por esta ação de doação destes livros didáticos para a Igreja. É necessário que tenhamos essa preocupação com o recurso público que é investido nos livros e de alguma forma estarmos realizando as doações e desfazimentos, conforme o caso, para que estes materiais sejam reaproveitados. A Coordenação Regional do Livro Didático da URE de Imperatriz está desde o começo do ano acompanhando e orientando as ações de remanejamento de livros didáticos deste triênio (2015, 2016 e 2017), entre as escolas, as solicitações de reservas técnicas no PDDE Interativo, assim como orientando as ações de doação para a comunidade e envio para as cooperativas de reciclagem, quando necessários. Nenhuma dessas ações são desconhecidas da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, que trabalha sempre com ética, compromisso e transparência, e acima de tudo conta com a parceria de todos os gestores escolares para que estas ações aconteçam de forma eficiente nesta URE", esclarece a Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly