segunda-feira, 9 de maio de 2016

Davinópolis se mobiliza contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A programação será desenvolvida no próximo dia 18, inclusive com uma grande caminhada pelas ruas da cidade

Gil Carvalho

Davinópolis – O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antônio Ronandre, informou ontem à reportagem que o município de Davinópolis realizará no próximo 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Faça Bonito – Projete nossas crianças e adolescentes”.

Segundo ele, o dia de conscientização e sensibilização é resultado de parceria entre a Prefeitura de Davinópolis; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria Municipal de Educação (Semus); Conselho de Referência e Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA).

Também participam do projeto o Conselho Tutelar de Davinópolis, escolas municipais, associações comunitárias, entidades regionais e diversos outros segmentos da sociedade civil organizada do município de Davinópolis.

Ronandre lembra que o 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro de Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedeca-BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.

O presidente do CMDCA assinala que na época “o encontro reuniu entidades de todo o país”. “Foi nessa oportunidade que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, frisa ele, ao lembrar a autoria do projeto da deputado federal Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

Sancionado em 2000, desde então a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.



Antônio Ronandre reitera que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória do país, reafirmando a responsabilidade da sociedade davinopolense em garantir os direitos infanto-juvenis, cuja luta tem sido constante, por intermédio da atuação do sistema de garantias de direitos, que se fortalece no município de Davinópolis.



“A programação envolve diversas atividades culturais e de conscientização e mobilização da comunidade davinopolitana, com panfletagem, reuniões temáticas, palestras, apresentações teatrais sobre o tema e caminhada no dia 18/05, a partir das 16h, com concentração e saída da Avenida Davi Alves Silva, Centro”, finaliza.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly