quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dom Gilberto Pastana é nomeado BispoCoadjuntor da Diocese de Crato-CE

GIL Carvalho 
Imperatriz – O bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira, da paróquia de Imperatriz, será o Bispo Coadjutor da Diocese de Crato (CE). A decisão do Papa Francisco, que aceitou o pedido de enviar um Bispo para auxiliar na administração da Diocese de Crato foi divulgada nessa quarta-feira (18) por Dom Fernando Panico.


O Bispo Coadjutor, nomeado pelo Papa com direito de sucessão, ou seja, Dom Gilberto estará na Diocese de Crato para auxiliar Dom Fernando Panico, que permanece como Bispo Diocesano até sua renúncia que ainda não tem data prevista. Após a renúncia do bispo titular, o Bispo Coadjutor assume consequentemente a administração da Diocese.

O vereador Adonilson Lima (PCdoB) falou na tribuna da Casa de Leis que “a decisão em transferir o Bispo Dom Gilberto causou surpresa aos fieis da igreja católica, devendo o mesmo se apresentar no dia 17 de julho na nova diocese”. “Gostaria de fazer um registro da tarefa cumprida do Bispo Dom Gilberto, parense que sempre teve na sua ação evangelizadora a causa dos mais humildes e empobrecidos”, disse.

Ele assinala que “neste período o bispo Dom Gilberto provocou nas diversas paróquias da nossa regional uma ampliação do compromisso [e do cumprimento] do ritual do Evangelho que era de cuidar dos mais humildes”. “Cristo lutou pela liberdade na época em que a escravidão era regra em Roma; onde na época o ‘jogo do poder’ massacrava os mais humildes”, cita.

Adonilson Lima agradeceu publicamente, em nome da Câmara de Vereadores, o formidável trabalho realizado pelo Bispo Dom Gilberto Pastana, na Diocese de Imperatriz. 

Histórico

Dom Gilberto Pastana de Oliveira, nascido em Boim- PA, tem cinquenta e nove anos, sendo trinta anos dedicados aos sacerdócio. Estava como Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. É Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, Roma-Itália. Seu lema é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Foi ordenado Bispo dia vinte e oito de outubro de 2005.


Dentre as atividades desenvolvidas antes do episcopado, Dom Gilberto já foi Reitor do Seminário São Pio X (1987-1990), Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996), Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998) e Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).

No anúncio, feito de forma oficial pela Rádio Educadora do Cariri e transmitido em cadeia por outras emissoras, Dom Fernando expressou alegria pela nomeação. “Alegremo-nos todos no Senhor, pois na Semana de Pentecostes somos agraciados pela Misericórdia do Nosso Pai (…) Certo da acolhida fraterna de todos para este novo momento da Diocese Romeira e Missionária, agradeçamos a Deus a chegada de Dom Gilberto entre nós”, disse.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira será apresentado ao povo da Diocese de Crato no dia 17 de julho.


# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly