sábado, 19 de novembro de 2016

Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz celebra primeira década de implantação

Fundado em 14 de novembro de 2006, no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Campus Imperatriz, o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) relembra suas inspirações e trajetórias na comemoração dos seus dez anos de implantação. Nos anos iniciais de criação, a graduação funcionou no Campus do Centro, e em 2013, foi transferido para o Campus Avançado Bom Jesus.
Em celebração ao seu aniversário, o curso de Engenharia de Alimentos promoveu nessa quarta-feira, 16, a programação de comemoração intitulada "DEZvendando a Engenharia de Alimentos - Inspirações e Trajetórias", que contou com palestras, minicurso e mesa redonda. O evento foi realizado durante todo o dia no Campus Avançado Bom Jesus.
Para a coordenadora do curso, Germânia Bezerra, a escolha do tema tem o intuito de fomentar uma interação entre os alunos graduandos e os egressos. "A ideia do tema veio para que os alunos egressos apresentassem suas trajetórias e suas inspirações dentro da formação e no mercado de trabalho". A coordenadora também ressaltou que o curso sempre teve grandes avanços desde a sua implantação. "Hoje temos laboratórios e salas de aula com qualidade ainda melhor", revelou.
O professor Marcos Fábio Belo Matos ministrou a palestra "O profissional e o Domínio da Oratória" e trouxe uma reflexão ao falar da importância para o estudante e profissional de Engenharia de Alimentos sobre o domínio da oratória no mundo acadêmico e do trabalho. "Esse profissional, assim como outros, vai lidar no seu dia a dia com uma série de situações em que ele precisará falar bem. Ele é um profissional que tem um conhecimento e que de certa forma vai ser demandado socialmente, então é importante que ele conheça algumas ferramentas para melhorar a sua fala pública", afirmou.
Claudenir Viegas, consultor do SEBRAE, mediou a palestra "A Arte de Liderar e Motivar", onde apresentou aos alunos conceitos de liderança e sua aplicação para os profissionais de engenharia, afirmando que a liderança é uma habilidade e, portanto, pode ser aprendida e aperfeiçoada. "A ideia é apresentar para os alunos os conceitos de liderança e onde eles podem aplicá-la, trazendo para a realidade o que pode ser feito e como agir em determinadas situações que exija liderança", frisou.
Como parte da programação, o professor Leonardo dos Santos dirigiu o minicurso "Planejamento Experimental", onde tratou de todo arcabouço necessário para o desenvolvimento da pesquisa científica, direcionado para a área de Engenharia de Alimentos. "O minicurso tem o objetivo de conscientizar o aluno da importância do delineamento experimental, como a pesquisa é realizada desde a sua ideia até as conclusões em relação ao tema abordado para o estudo", contou.
Para a estudante Bibiane Theresa, o curso passa por um novo momento. "Contamos com laboratórios preparados para receber os alunos, tornando as nossas aulas melhores". Theresa aproveitou o momento festivo para declarar todo o ser carinho por a graduação. "O curso é maravilho, eu sou apaixonada por ele e sempre que alguém diz que vai desistir, eu digo para persistir, no inicio é realmente muito difícil por ter muitas matérias de exatas, mas quando a gente vai descobrindo o curso, é maravilhoso", finalizou.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly