Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz celebra primeira década de implantação - Blog da Kelly

Publicidade Top

sábado, 19 de novembro de 2016

Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz celebra primeira década de implantação

Fundado em 14 de novembro de 2006, no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Campus Imperatriz, o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) relembra suas inspirações e trajetórias na comemoração dos seus dez anos de implantação. Nos anos iniciais de criação, a graduação funcionou no Campus do Centro, e em 2013, foi transferido para o Campus Avançado Bom Jesus.
Em celebração ao seu aniversário, o curso de Engenharia de Alimentos promoveu nessa quarta-feira, 16, a programação de comemoração intitulada "DEZvendando a Engenharia de Alimentos - Inspirações e Trajetórias", que contou com palestras, minicurso e mesa redonda. O evento foi realizado durante todo o dia no Campus Avançado Bom Jesus.
Para a coordenadora do curso, Germânia Bezerra, a escolha do tema tem o intuito de fomentar uma interação entre os alunos graduandos e os egressos. "A ideia do tema veio para que os alunos egressos apresentassem suas trajetórias e suas inspirações dentro da formação e no mercado de trabalho". A coordenadora também ressaltou que o curso sempre teve grandes avanços desde a sua implantação. "Hoje temos laboratórios e salas de aula com qualidade ainda melhor", revelou.
O professor Marcos Fábio Belo Matos ministrou a palestra "O profissional e o Domínio da Oratória" e trouxe uma reflexão ao falar da importância para o estudante e profissional de Engenharia de Alimentos sobre o domínio da oratória no mundo acadêmico e do trabalho. "Esse profissional, assim como outros, vai lidar no seu dia a dia com uma série de situações em que ele precisará falar bem. Ele é um profissional que tem um conhecimento e que de certa forma vai ser demandado socialmente, então é importante que ele conheça algumas ferramentas para melhorar a sua fala pública", afirmou.
Claudenir Viegas, consultor do SEBRAE, mediou a palestra "A Arte de Liderar e Motivar", onde apresentou aos alunos conceitos de liderança e sua aplicação para os profissionais de engenharia, afirmando que a liderança é uma habilidade e, portanto, pode ser aprendida e aperfeiçoada. "A ideia é apresentar para os alunos os conceitos de liderança e onde eles podem aplicá-la, trazendo para a realidade o que pode ser feito e como agir em determinadas situações que exija liderança", frisou.
Como parte da programação, o professor Leonardo dos Santos dirigiu o minicurso "Planejamento Experimental", onde tratou de todo arcabouço necessário para o desenvolvimento da pesquisa científica, direcionado para a área de Engenharia de Alimentos. "O minicurso tem o objetivo de conscientizar o aluno da importância do delineamento experimental, como a pesquisa é realizada desde a sua ideia até as conclusões em relação ao tema abordado para o estudo", contou.
Para a estudante Bibiane Theresa, o curso passa por um novo momento. "Contamos com laboratórios preparados para receber os alunos, tornando as nossas aulas melhores". Theresa aproveitou o momento festivo para declarar todo o ser carinho por a graduação. "O curso é maravilho, eu sou apaixonada por ele e sempre que alguém diz que vai desistir, eu digo para persistir, no inicio é realmente muito difícil por ter muitas matérias de exatas, mas quando a gente vai descobrindo o curso, é maravilhoso", finalizou.

Publicidade Rodapé