segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Sonho Realizado: 2 mil famílias passarão o Natal em casa própria

Prefeito Madeira entregou na tarde de ontem as chaves das casas do conjunto Sebastião Regis

O sonho da casa própria realizado e transformado em presente de natal! Essa foi a realidade de duas mil famílias de Imperatriz, contempladas no Programa de habitação Minha Casa Minha Vida, que receberam as chaves de suas novas moradias na tarde de ontem (19), no Centro de Convenções. Para muitas famílias as festividades natalinas serão comemoradas em novo endereço: no conjunto habitacional Sebastião Regis, no jardim Sumaré.

Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Caixa Econômica Federal e com a Construtora Canopus, a solenidade de entrega das chaves foi um sucesso. Não faltou emoção e felicidade. Não era para menos, afinal é um sonho realizado e aguardado há muito tempo. 

“O melhor presente de natal que eu poderia ter recebido foi minha casa. Sair do aluguel e ter um lugar chamado de meu e dos meus filhos me deixa muito feliz”, declarou emocionada a contemplada, Aurea Daniele Lima Pereira, de 28 anos, chefe de família e que dará mais qualidade de vida para os três filhos pequenos, uma vez que utilizará a renda do aluguel em outro tipo de beneficio para a família. 

O evento contou com a presença do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Emílio Carlos Murad, do Vice-Governador do Estado, Carlos Brandão (PSDB), do Senador Pinto Itamaraty (PSDB), do Prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB), do Secretário de Infraestrutura do Estado Clayton Noleto (PCdoB), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Katiana Miranda Sá e de várias autoridades municipais. 

"É gratificante participar de um momento tão festivo na vida de tantas pessoas. Ter o sonho da casa própria realizado, sem sombra de dúvidas, é uma felicidade imensa, por mais que seja uma imóvel financiado, é um valor que cabe no bolso do beneficiário e que compensa fazer um esforço para garantir uma residência para chamar de sua", disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Katiana Sá, ao parabenizar as famílias contempladas.

O prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira ao fazer uso da palavra foi bastante aplaudido e teve o reconhecimento das famílias que ali se encontravam: “Gostaria que vocês soubessem que foi aberta uma exceção no Brasil, para a entrega dessas casas, que só iriam ser repassadas em fevereiro, mas graças a um ‘barraco’ que fiz em Brasília, o Ministro Bruno Araújo fez juntamente conosco um grande esforço para entregar agora. Dizer também que o secretário de infraestrutura do Estado Clayton Noleto está aqui conosco e já a partir de amanhã irá iniciar a recuperação do acesso ao habitacional. Agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente nesta grande realização”. Madeira falou também sobre os novos conjuntos habitacionais e garantiu que o novo Prefeito irá entregar assim como ele fez: “Assis não pôde estar aqui pois tem uma audiência hoje com o Governador Flávio Dino, mas ele vai cuidar da cidade a partir de 1º de janeiro. Sejam Felizes nessas casas e um Feliz Natal na casa nova de vocês!”, finalizou. 

Em sua fala o Ministro das Cidades Bruno Araújo disse que é a primeira vez que veio ao Maranhão, pediu 1 minuto de silêncio pela morte de João Castelo se mostrou extremamente satisfeito com os resultados obtidos pelo MinhaCasa Minha Vida em Imperatriz: “Quero cumprimentar o Prefeito Sebastião Madeira e dizer que sempre me lembrarei que foi luta sua aqui no Maranhão a entrega dessas 2 mil casas. A construtora vai sortear também 3 mobílias completas e a família de Sebastião Regis irá dar mais 2 casas mobiliadas do residencial. Reafirmar que vocês irão passar a noite de natal em suas casas e dizer obrigado a todos os envolvidos. Lembrem que não podemos vender essas casas, não podemos alugar, pois devemos cuidar com muito zelo deste que agora é o lar de vocês e uma grande luta do governo Temer, grande abraço feliz natal, feliz ano novo, parabéns Imperatriz!”, disse.

Sobre o imóvel

Cada imóvel é constituído de área construída de 48,13m² e área de terreno de 144m², com instalações compostas por: sala, cozinha, banheiro, dois quartos, aquecedor de água, caixa d’água e acabamento em piso cerâmico.

Conforme o Ministério das Cidades, Portaria 412/2015, a parcela do beneficiário ficou em torno de R$ 80,00 a 270,00 reais, de acordo com a renda comprovada por cada contemplado, com prazo máximo de quitação do imóvel de 120 meses.

Há ainda no empreendimento: Ciclovia em todo o empreendimento, 3 quadras poliesportivas, 3 play grounds e 3 academias populares 

Habitação 

O Programa Minha Casa Minha Vida é vinculado ao Governo Federal, onde as prefeituras precisam fazer pactuação com o programa, mediante apresentação de projetos técnicos de habitação e social, contra partida do terreno e habilidade política para garantir sua implantação. 

Mérito do governo de Sebastião Madeira, que mostrou empenho e capacidade técnica para contemplar a população de Imperatriz com o Minha Casa, Minha Vida, só em 6 anos foram pactuadas 7.920 unidades habitacionais. Já foram entregues 3 mil, nos residenciais Itamar Guará I e II e no recente Sebastião Régis. 

Além disso, ficará para o próximo governo, a entrega das chaves de 3.920 casas dos residenciais: Canto da Serra, no jardim Sumaré e Teotônio Vilela, no bairro Bom Jesus, onde todo o processo de seleção dos contemplados está pronto, no aguardo da entrega dos empreendimentos. 

Mais mil casas estão com ordem de serviço de construção expedida, no residencial JK, na Vila Machado. Para essas unidades será realizado um novo processo de seleção, com abertura de edital e novo sorteio. É o sonho da casa própria que virou realidade em Imperatriz. 



Sara Ribeiro-Sidney Rodrigues/Ascom
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly