sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Assis Filho o novo Secretário Nacional de Juventude

Como o blog do Domingos Costa antecipou, o novo Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, foi anunciado como substituto de Bruno Júlio, que deixou o cargo após declarações polêmicas sobre a crise no sistema penitenciário do Amazonas e Roraima.


O Diário Oficial da União trás na edição desta sexta-feira (13) a nomeação do jovem maranhense Francisco de Assis Costa Filho como novo Secretário Nacional de Juventude do governo Temer. O órgão é vinculado a Secretaria de Governo da Presidência da república, e esta, ao Ministério Chefe da Casa Civil, dirigido por Eliseu Padinha.

Histórico

Embora esteja assumindo o cargo em momento conturbado, Assis Filho, já era um nome bem aceito no governo Temer.

Assis Filho é advogado de formação, especialista em direito administrativo e Pós graduando em direito eleitoral, é membro da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA e Professor de Direitos Humanos e Direito Administrativo da Universidade Estadual do Maranhão. É maranhense e começou sua trajetória política, dirigindo entidades dos movimentos estudantis na cidade onde nasceu, Pio XII. Desempenhou uma importante função na construção e valorização de uma consciência política cidadã na sociedade.

Elegeu-se vereador na sua terra natal, Pio XII-MA em 2008, onde apresentou projetos de lei da implantação do “Sistema Municipal de Juventude” como: criação do Conselho e de Secretaria de Juventude, além do projeto de lei da “Câmara itinerante” onde foi possível ouvir os jovens e construir propostas para a Conferência Nacional de Juventude, que elaboraram políticas públicas para os jovens. Nesse sentido, Assis Filho, inclusive, foi eleitos delegado das últimas três Conferências Nacional de Juventude.

Na Prefeitura Municipal de Pio XII, Assis Filho, ocupou duas Secretarias Municipais: Cultura e Juventude; Procuradoria Geral do Município. Em 2012, ocupou o cargo de Secretário-adjunto de Juventude do Governo do Estado do Maranhão. Antes disso, exerceu a função de vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, e membro do Conselho Nacional de Juventude. Em 2014, assumiu a coordenação da Fundação Ulysses Guimarães no Maranhão e logo em seguida, a presidência da instituição no estado.

No governo Temer, Assis Filho foi nomeado Superintendente da EBC e à frente da instituição, modernizou todo o sistema de comunicação com implantação de programa culturais local. Em 2016, assumiu a presidência da JPMDB Nacional com o desafio de conseguir o maior número de vereadores e prefeitos jovens.



# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly