quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Para Governo do Estado, queda no movimento do Itaqui foi por causa do encerramento da Refinaria de Bacabeira

A Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap) deu nesta quarta-feira (25) uma versão incrível para a queda no movimento de cargas no Porto do Itaqui em 2016: o fim do projeto da refinaria de Bacabeira, que o Maranhão, "entre 2013 e 2014, deixou escapar". O anúncio oficial da Petrobras de que iria encerrar os projetos tanto da Premium I, no Maranhão, quanto da Premium II, no Ceará, no entanto, deu-se em fevereiro de 2015, já no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), que garantia na campanha de 2014 a sua continuidade, e ainda isto não impediu que o porto maranhense tivesse um crescimento no movimento de cargas, na ordem de 22%, saindo de 17,9 milhões de toneladas, em 2014, para 21,8 milhões de toneladas no primeiro ano da atual gestão.



Ainda de acordo com as explicações da Secap, "vale também registrar que em 2016 entrou em operação a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, afetando, ainda que temporariamente, a movimentação de granéis líquidos no Maranhão", numa justificativa pela fato de o Porto de Suape, que, segundo o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), no terceiro trimestre, quando passou a ocupar o quinto lugar na ranking nacional, enquanto o Itaqui, que era o terceiro, caiu para o sexto lugar.


Vale ressaltar, no entanto, que quando foi encerrada a Premium I as obras ainda estavam na fase de terraplenagem, ou seja, não havia previsão de receber um litro sequer de óleo bruto para ser processado ou mesmo a saída de produtos refinados nos próximos sete anos, portanto sem sentindo a explicação do governo, que facilitaria o entendimento da população sobre o ocorreu no Itaqui se levasse em conta o mercado, ou seja, como estava favorável em 2015, o movimento de carga no Itaqui aumentou; como em 2016 estava desaforável, caiu. Resumindo: não foi o governo que fez aumentar, tampouco o responsável por diminuir. Leia mais em Maranhão Hoje.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly