sábado, 14 de janeiro de 2017

Público aplaude show de Chiquinho França

Domingos Cezar

O público que compareceu, na noite da última quinta-feira (12), ao Teatro Ferreira Gullar vibrou com a performance do instrumentista Chiquinho França, de seus músicos e convidados. O show “Somará” aconteceu em duas sessões, quando os amantes de uma boa música aplaudiam o artista ao findar cada solo musical de guitarra e bandolim.
Nas duas sessões o show foi aberto com o vídeo do DVD Som Mara com o saudoso Neném Bragança, produzido por Chiquinho França, um pouco antes do falecimento do “Papa Festivais”. No vídeo, além de mostrar Bragança disputando festivais, tem depoimento de artistas como Zeca Baleiro, Beto Pereira e seu principal parceiro, Zeca Tocantins.
Ao iniciar sua apresentação, Chiquinho França agradeceu a presença do público, explicou que a denominação do show “Somará” é uma alusão ao seu projeto Som Mará e também que se encontra hoje em Imperatriz para somar e compartilhar sua música com outras culturas. Disse que o show marca sua volta a esta cidade.
O show contou com as participações de dois artistas convidados, os cantores Ed Franklin, líder da banda The Brothers, que foi a grande revelação da década de 70, mas que ainda existe ao lado do irmão Edilson Nóbrega. O outro convidado, o cantor/compositor Ricardo Lima, líder da banda de pop rock Madame Lulu, uma das mais requisitadas atualmente.
Chiquinho França cantou músicas de sua autoria e de parceiros, como Erasmo Dibell e Carlinhos Veloz, além de clássicos populares instrumentais e eruditos. O instrumentista arrancou aplausos efusivos do público quando homenageou Neném Bragança, o qual, segundo ele, é a voz marcante de todos os festivais de música de Imperatriz e região.
Em outro intervalo, Chiquinho França comentou com o público de sua satisfação de voltar a esta cidade, atendendo convite do prefeito Assis Ramos e do vice-prefeito Alex Nunes Rocha para comandar a Fundação Cultural de Imperatriz – FCI. “Vim aqui para somar com os fazedores de cultura desta cidade e quero contar com o apoio de vocês”, afirmou.
Opinião – Entre as pessoas que assistiram ao show “Somará”, o repórter quis saber a opinião do presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Soares Barros, da vereadora Maura Barroso, do músico Raimundo Valença, do apresentador de TV Ernando Timóteo, da pedagoga Vânia Morais e do empresário Chico Brasil, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.
As personalidades ouvidas foram unânimes em afirmar que o show é digno de ser mostrado em qualquer palco do Brasil, por sua qualidade e bom gosto. Para todos eles, o instrumentista Chiquinho França é um dos melhores do Brasil, razão porque merece o respeito e admiração de todos os maranhenses que apreciam suas obras instrumentais.
Chiquinho França, atualmente, é o segundo artista mais premiado pela Rádio Universidade do Maranhão, perdendo apenas para o consagrado Zeca Baleiro. Tem cinco CDs e três DVDs gravados que lhe renderam o prêmio Hangar, na cidade de Natal (RN), destaque de melhor instrumentista do Nordeste, no ano de 2008, votado pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly