segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Roberto Rocha apresenta projeto de despoluição na Lagoa da Jansen em SL

O senador Roberto Rocha (PSB) esteve em São Luis neste sábado (14) em uma comitiva para apresentar um projeto de despoluição hídrica no Maranhão.

A Lagoa da Jansen, em São Luis foi um dos primeiros pontos visitados pelo Senador , que estava acompanhado pelo norte americano Derren Sanford, da empresa Pantheon Tech LLC, que patenteou há 20 anos um produto capaz de despoluir a água.

Na visita da comitiva Darren, testou o produto orgânico que após ser colocado na água suja em algumas horas consegue despoluir e todo o sedimento resultante do processo químico vira adubo. Outro produto que ele apresentou foi um spray feito de estrato de legumes capaz de matar o mosquito Aedes Aegypti, por exemplo.

Agora o senador ainda pretende apresentar a tecnologia orgânica a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e assim como em outros estados, executar a medida de despoluição. O projeto não consiste em apenas tratar o esgoto, mas dar condições para que as pessoas possam usufruir desses espaços como opção de lazer, esporte e cultura.

O projeto idealizado por Roberto Rocha pretende transformar o lixo presente na Lagoa da Jansen em material reciclado. A lagoa atualmente ocupa uma área de 160 hectares, e com 3,5 metros de profundidade e segundo levantamento feito pelo projeto do senador, 30% da lagoa está poluída com esgoto. Para despoluição é necessário também a retirada de manguezais mortos do fundo da lagoa que também causam o mau cheiro no local.

A solução seria algo que já foi feito na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de janeiro. O uso da uma tecnologia geoforma têxtil confeccionada com tecidos poliméricos, com fios de alta tração para moldagem dentro ou fora da água, com microconcreto usinado, argamassa de cimento, e ou solo cimento injetável de corta-rios ou de esgotamentos.

Esse tecido vai ajudar na filtragem dos detritos que causam odor e também na filtragem do esgoto. A ideia é transformar o lixo em espaço de lazer esporte cultura, com a revitalização das praças e jardins, espaços de apoio, criação de edificios institucionais, construção de um píer, e revitalização do mirante.

Em agosto do ano passado, o senador esteve com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, e solicitou prioridade para o projeto de recuperação de rios maranhenses, tratando também dos projetos de revitalização da Lagoa da Jansen e do saneamento de Balsas. Roberto Rocha lembrou que destinou R$ 9 milhões à Codevasf no Orçamento da União de 2016, por meio de emenda de bancada, e mais R$ 2,5 milhões de emenda individual, para iniciar o processo de revitalização de rios no Maranhão. Uma parte desse recurso será destinada à aquisição de máquinas e equipamentos para a realização de estudos. O senador também pediu prioridade para o projeto de saneamento de Balsas, com recursos já garantidos no PAC, e de recuperação da Lagoa da Jansen. Ambos os projetos serão feitos pela Codevasf.


# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly