sexta-feira, 10 de março de 2017

Enem passa a ser realizado em dois domingos consecutivos

Este ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 a 12 de novembro


Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado em dois domingos consecutivos, e não mais em um único fim de semana, como nas edições anteriores. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. As mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, o exame era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana, e a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão 5 horas e meia de prova e, no segundo, 4 horas e meia.

A mudança beneficia, entre outros candidatos, os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol de pôr para fazer as provas sábado à noite.

O edital de abertura das inscrições do exame tem a publicação prevista para 10 de abril. O valor a ser cobrado aos estudantes na taxa de inscrição ainda está sendo discutido pelo MEC. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente.

A partir deste ano, o exame não poderá ser usado para certificar o ensino médio. Dessa forma, a cerificação voltará a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Para dar mais segurança ao processo, os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova.

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação.

Twitter

As mudanças no Enem, assim como muitos assuntos pelo Brasil, acabou sendo alvo de piadas na internet. Nessa sexta-feira (9), o assunto foi um dos mais comentados no Twitter nacionalmente. Muitos usuários aprovaram as mudanças, alegando ser positivo o prazo estendido entre uma prova e outra. Outros acreditam que mais tempo trará mais pressão aos estudantes. “Enem realizado em dois domingos só vai fazer a gente estudar conteúdo de dois anos em duas semanas, mais sofrimento, mais pressão”, afirmou uma jovem.

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2015 Todos os direitos reservados.
Produzido por
Dicamax Tecnologia e Comunicação