quarta-feira, 15 de março de 2017

Vereadores conhecem objetivos da Campanha da Fraternidade 2017

Raimundo Primeiro
Coordenador Diocesano, acompanhado de assessores da CF, explicou que ações buscam conscientizar sobre a importância dos biomas brasileiros em defesa da vida

Na manhã desta terça-feira (14/03), membros da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade 2017 em Imperatriz, estiveram na Câmara Municipal para um encontro com vereadores e populares que participaram da primeira sessão ordinária da semana, aberta às 9h.


Da Tribuna Freitas Filho, o administrador diocesano, padre Francisco Lima Soares, fez uma exposição sobre os objetivos da CF 2017, cujo tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15), destacando a importância do envolvimento da igreja católica nos eventos e debates que visem a proteção do meio ambiente, levantando assuntos relacionados a Casa Comum, ou seja, o Planeta Terra, seguindo a mensagem do Papa Francisco na Carta Encíclica Lauto Si’, que, em português, significa Louvados seja, por meio da qual ele critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável.

Realizada há mais de 50 anos no Brasil, a CF 2017 foi aberta oficialmente em Imperatriz domingo, 5 de março, quatro dias após o lançamento para a imprensa, na manhã da quarta-feira de cinzas (1º), durante evento realizado na Igreja Santa Teresa d’Ávila, Catedral.


Durante o encontro de ontem pela manhã, o padre Francisco Lima informou que, entre outros, este ano, a Campanha da Fraternidade tem por objetivo aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro, “nos conhecendo melhor e nos comprometendo com as populações originárias, reconhecendo seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver”.


Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CF se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro e na “Coleta da Solidariedade”, que acontece no Domingo de Ramos, 9 de abril, constituindo-se num gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, desenvolvido em nível nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.


Os biomas presentes no Estado do Maranhão são Amazônia, Cerrado e Caatinga. A Igreja Católica, presente no território brasileiro, sempre está atenta aos sinais dos tempos, na sua ação evangelizadora. A CF tem contribuído muito e, desde 1979, a igreja tem se voltado para as situações existenciais do nosso povo e abordado temáticas socioambientais.


“Estaremos reforçando o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro, compreendendo o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere”, frisou o padre Antonio José, assessor religioso da Campanha da Fraternidade em Imperatriz, pároco da Igreja Santa Inês, localizada no bairro de mesmo nome, na região do Grande Santa Rita.


Integrante da Coordenação da Campanha da Fraternidade 2017 em Imperatriz, Eduardo Camberimba, ressalta que, “uma das grandes metas da campanha agora em 2017, é reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro”.


A Campanha da Fraternidade sempre é iniciada na quarta-feira de cinzas e desenvolvida durante todo o ano e não apenas durante a quaresma. Segue as atividades pastorais do Ano Litúrgico. A programação acontece em todas as paróquias das microrregionais da Diocese de Imperatriz.
Por outro lado, a CF 2017 também busca manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisas e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro, comprometendo as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa dos povos.



# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly