b

b

sexta-feira, 21 de abril de 2017

‘Caravana Governo de Todos’ chega a dez municípios nesta sexta e sábado

A ‘Caravana Governo de Todos’ prossegue levando ações de saúde, assistência social, cidadania e também cultura e esportes a diversas comunidades no interior do Maranhão. A iniciativa do Governo do Estado tem participação das secretarias e conta em sua programação com mais de 150 oportunidades, entre serviços, apresentação de obras da gestão e atividades de entretenimento. Em sua terceira edição, a caravana percorre 11 municípios, até dia 22 de abril, alcançando milhares de maranhenses. 

A abertura desta edição foi realizada em Arame, na quinta-feira, 20, com presença do governador Flávio Dino. Na ocasião, foram entregues 23 cisternas à comunidade no povoado Planalto; distribuição de 10 kits de feira composto por barracas, balança eletrônica, caixa de isopor, caixa plástica vazada e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Entrega de kits do programa ‘Arcas da Leitura’ que inclui mini biblioteca móvel e acervo de 240 livros.

Os produtores familiares foram contemplados com uma patrulha agrícola (trator e grade); e na assistência social, a inauguração da sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Ainda durante a caravana, equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) visitaram obras do programa ‘Mais Asfalto’, realizado na parceria Governo e Prefeituras que tem como objetivo melhorar e recuperar vias nos municípios.

Nesta sexta-feira, 21, a caravana estará em Açailândia, Carolina, São João dos Patos, João Lisboa e Santa Luzia. A população terá oportunidade de cuidar da saúde e se informar sobre doenças e medidas de prevenção. A caravana vai oferecer vacinação; teste rápido de HIV, sífilis e hepatite A e C; e consultas oftalmológicas, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). É a ocasião para que centenas de pessoas tenham acesso a serviços que nem sempre eram disponibilizados na região.

Ações de cidadania com a promoção de serviços do Procon, por meio da unidade móvel do Viva, em Carolina. O público vai poder emitir documentos pessoais como RG, fazer inscrição e consulta ao CPF, emitir certidão de antecedentes criminais. Outro serviços disponibilizado pelo Procon na caravana é o Balcão do Cidadão, onde podem ser feitos boletim de ocorrência, realizar consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrever em concursos e demais serviços online.

A assistência social estará contemplada na programação da ‘Caravana Governo de Todos’, em São João dos Patos. Inscritos nos programas federais Bolsa Escola e Bolsa Família poderão obter informações e tirar dúvidas sobre sua situação. Pelos programas transferência de renda, as famílias cadastradas garantem acesso a serviços essenciais de alimentação, saúde e educação. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

As famílias de produtores rurais do município de João Lisboa serão contempladas com as ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima). Os produtores terão acesso a pré-cadastramento em programas de Governo como o ‘Mais Sementes’; solicitar Dispensa Ambiental para Pequenas Propriedades; e emitir Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta pequenas propriedades de licenciamento; entre outros serviços. 

Em Santa Luzia do Tide, o conjunto de serviços conta com programação para o público feminino com os atendimentos da Carreta da Mulher, coordenados pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), com realização de exames de papanicolau, mamografias, aferição de pressão arterial e glicemia, conduzidos por médicos, enfermeiros e técnicos. Os direitos das mulheres também estarão em pauta, onde assistentes sociais repassam ao público informações para coibir a violência contra as mulheres. Ações do Viva e atendimentos da Força Estadual de Saúde (Fesma) também somam no pacote.

A Fesma é uma força-tarefa de atuação nas regiões de maior demanda em saúde, tendo como foco a diminuição da mortalidade infantil entre crianças de zero a um ano de idade; da mortalidade materna, sendo óbitos relacionados ao parto; das internações por complicações do diabetes e hipertensão; e na identificação e tratamento da hanseníase. Os resultados das ações do grupamento são de curto e médio prazo, atendendo milhares de pessoas a cada edição.

Programação de sábado

No sábado, 22, a programação da caravana estará em Bacabal, Esperantinopólis, Santa Quitéria, Barreirinhas e Zé Doca. A Ouvidoria da Mulher, os serviços de cidadania do Procon-Viva, o Mutirão da Saúde e uma série de atividades esportivas com a Praça de Jogos da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) integram as ações do programa em Bacabal. Paralelos aos atendimentos em saúde e cidadania, o público terá a oportunidade de se divertir com uma série de jogos de mesa – dama, baralho, xadrez e outros – no projeto Praça de Jogos para momento de descontração e interação social.

Atendimento de saúde com exames, consultas e encaminhamentos, a partir das ações da Fesma que estarão disponíveis à comunidade de Esperantinopólis. Na ocasião, o Mutirão de Ortopedia realiza 40 atendimentos no Hospital Municipal da região. No mutirão são atendidos casos cirúrgicos ortopédicos de pequenos e médios traumas como deslocamentos e fraturas, entre outros.

A Sagrima coordena a emissão de Licenciamento Ambiental para Pequenas Propriedades e realiza pré-cadastro de agricultores familiares no programa ‘Mais Sementes’; e o Procon oportuniza o atendimento do Viva com emissão de documentos e orientações sobre programas de transferência de renda como o Bolsa Escola e Bolsa Família. As ações do Viva também estará em Santa Quitéria, somando com o trabalho da Força Estadual de Saúde (Fesma), integrando as ações da caravana na cidade.

Em Barreirinhas, ações de cultura e turismo vão impulsionar estes setores na região que uma das mais belas e que mais atrai turistas ao Maranhão. Em parceria com a prefeitura, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) promove o ‘Mais Qualificação e Turismo’, que oportuniza formação na área preparando agentes turísticos para aturem n segmento local. Também será realizado cadastramento de empresas no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Pelo sistema, empresas e profissionais do Turismo podem regularizar sua situação. O cadastro é gratuito e obrigatório para estabelecimentos de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo. A inserção no sistema permite participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pela Sectur e Ministério do Turismo, além de ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas. Programação cultural, serviços do Viva e o projeto Praça de Jogos da Sedel complementam a agenda da caravana na cidade dos Lençóis Maranhenses.

A comunidade de Zé Doca recebe a programação da ‘Caravana Governo de Todos’, encerrando a terceira edição do evento. Incluídos na agenda, atendimentos de cidadania do Viva; ações de assistência social com informações para inscritos no Bolsa Escola e Bolsa Família; atendimentos de saúde com equipes da Fesma; procedimentos do Mutirão de Ortopedia; ações da Carreta da Mulher com exames, consultas e orientação sobre violência contra a mulher; e momento de lazer promovido pela Sedel que vai disponibilizar um espaço de parquinho com brinquedos infláveis e pula pula. 

As atividades da caravana são promovidas no horário de 8h às 13h e de 13h às 18 horas, em praças, unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos nas cidades atendidas.

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2015 Todos os direitos reservados.
Produzido por
Dicamax Tecnologia e Comunicação