segunda-feira, 15 de maio de 2017

Ações de combate à violência contra crianças e adolescentes começam nesta segunda

Começa, a partir desta segunda-feira (15), a semana de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, também intitulada “Semana 18 de Maio”. Organizada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a semana trará diversas ações de mobilização em escolas públicas de São Luís.


O Maranhão está posicionado em 13% lugar no ranking nacional de denúncias de violência contra crianças e adolescentes, de acordo com dados de 2016 do Disque Direitos Humanos (Disque 100), reduzindo em 18,89% as estatísticas sobre abuso e violência sexual em todo o estado.

A mobilização no Maranhão fortalece a campanha nacional do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, com ações estratégicas que visam conscientizar a população no combate a este tipo de violência no estado. A data foi instituída em memória da menina Araceli Santos, assassinada brutalmente neste mesmo dia, em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, ganhando repercussão nacional.

Violência sexual

A violência sexual pode acontecer tanto na forma de abuso sexual, quanto de exploração sexual. O abuso é caracterizado pelo uso de uma criança ou adolescente na prática de qualquer ato de natureza sexual, geralmente praticada por alguém do convívio familiar ou social. No caso da exploração sexual, a criança é utilizada comercialmente por aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que se beneficiam financeiramente da exploração sexual deles.

Programação nas escolas

Na segunda-feira (15), pela manhã, a Unidade Integrada Prof. Dário Santos, em São José de Ribamar, será a primeira escola visitada. Durante a ação social, os alunos apresentarão trabalhos culturais e artísticos desenvolvidos em parceria com equipe de educadores do governo e os professores da escola. Em seguida, será ministrada a palestra “Prevenção à violência sexual e formas de denúncia” com exibição do filme “O Silêncio de Iara”, que aborda o drama de uma adolescente vítima de abuso sexual. Sorteio de brindes e apresentação de show de mágica encerrarão as atividades.

Na terça-feira (16), os alunos da UEB Nadir Nascimento, em Paço do Lumiar, receberão a programação da Semana 18 de maio. Na quarta-feira (17) a ação visitará a Unidade Integrada Santo Antônio, na cidade de Raposa; e, na quinta-feira (18), a programação da “Semana 18 de Maio” encerra visitando os alunos da UEB Gomes de Souza, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly