sábado, 24 de junho de 2017

Entrevista - Socorro Noronha: “Ações visam fortalecimento do comércio”


Na manhã de quinta-feira, 22, entrevistou com exclusividade a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), Maria do Socorro Noronha, que esteve em Imperatriz para participar da solenidade de abertura da 5ª edição da “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial”, ocorrida na noite de quarta-feira, 21 de junho, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria (PCI), numa realização do Governo do Estado, por meio do apoio de diversas instituições, entre as quais a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), presidida por Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil.
Durante a entrevista, Socorro Noronha falou sobre as ações da federação lojista maranhense, do trabalho realizado pela CDL Imperatriz, destacando sua importância para o Movimento Lojista Maranhense. A líder empresarial aproveitou, ainda, para ressaltar a necessidade do engajamento das CDLs no que se refere a implementação das ações do Programa Nacional do Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que será desenvolvido por meio de parceria estabelecida entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo do PNDV é promover projetos que fortaleçam o comércio em diversas unidades federativas, por meio do investimento de R$ 3,5 milhões na criação de políticas públicas para o setor, envolvendo líderes e dirigentes lojistas das várias regiões do Brasil. Socorro Noronha também esteve no 2º Fórum Nacional do Comércio, realizado de 27 a 28 de outubro de 2016, em Brasília (DF).
A presidente da FCDL-MA tem assento no Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), criado pelo governador Flávio Dino com o propósito de impulsionar o desenvolvimento do Maranhão, reunindo Câmaras Setoriais indicadas por secretarias de Estado em atuação conjunta com as entidades da área empresarial e da sociedade civil, organizada, sendo que sua implantação aconteceu em 13 de janeiro de 2015. Socorro Noronha faz parte do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA.
Segundo ela, a CDL tem de integrar o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz (Cedei), criado pelo prefeito Francisco de Assis Andrade Ramos com a finalidade de produzir e propor ações voltadas à promoção do município, tralhando conjuntamente com o poder público e representantes da iniciativa privada. “A CDL tem atuado permanentemente em prol do desenvolvimento de Imperatriz, portanto, deve, sim, fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico”, complementa, deixando uma mensagem de confiança e otimismo para os lojistas da cidade. “Acreditem, pois as mudanças buscam melhorias”.
O PROGRESSO – Como a FCDL-MA tem trabalho por melhorias para o Movimento Lojista?
Socorro Noronha – A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão permanece em constante preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento das câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado. Por isso, estamos buscando qualificar nossas lideranças e colaboradores. Agora, a palavra de ordem é visitar as CDLs nas diversas regiões maranhense, com o intuito de procurar saber o que acontece e quais são os entraves que impedem o processo de desenvolvimento das nossas instituições.

Socorro Noronha – Tivemos uma excelente recepção em Imperatriz. A cidade possui uma das mais importantes CDLs do nosso Estado. Trata-se da segunda cidade maranhense. Nós temos um carinho especial para com a CDL de Imperatriz, que possui uma grande representatividade. A instituição dispõe de um excelente corpo técnico. Nossa missão aqui é obter informações sobre o trabalho realizado pela CDL Imperatriz. Estamos conseguindo os resultados esperados, planejando ações para os próximos meses. O varejo tem de ser fortalecido também em nosso Estado, a exemplo do que vem acontecendo nas demais regiões brasileiras.
O PROGRESSO – Fale um pouco sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo 
Socorro Noronha – O Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo é uma parceria firmada entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando colocar em prática políticas públicas para o desenvolvimento do varejo, levantando quais são as dificuldades, enfim, as barreiras que estão emperrando o processo de desenvolvimento do varejo, pois sabemos que estamos passando por uma forte crise, não apenas econômica, mas política. O PNDV acontece em nível de Brasil e essas políticas serão trabalhadas em conjunto com a classe política para que a gente possa encontrar as soluções para desenvolver o varejo em âmbito de Maranhão.
O PROGRESSO – Qual o futuro do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil?
Socorro Noronha – O SPC Brasil está passando por uma grande transformação. Foi criada uma empresa, a SPC Brasil S/A, visando proporcionar maior rapidez ao sistema, ao crescimento dos serviços e, desta forma, maior sustentabilidade as CDLs. Estamos passando por este momento de mudanças, visando, principalmente, o crescimento do nosso País.

O PROGRESSO – O que a senhora tem a falar sobre a “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial”, programa do governo que busca fomentar o fortalecimento do comércio estadual?

SOCORRO NORRONHA – A “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial” é uma antiga demanda dos empresários junto ao Governo do Estado. Sua missão é aproximar o poder público do empresariado. O nosso governador [Flávio Dino] tem sido bastante sensível, tem escutado a classe empresarial, com o resultado sendo a criação do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema). Nele, as principais entidades de classe, têm assento, alinhando tudo que é pertinente ao Maranhão e ao seu crescimento. O conselho tem sido bem avaliado positivamente pelo empresariado. Essa aproximação do com o nosso governador veio no momento em que a gente precisa ficar junto ao poder público, tanto o varejo, quanto a indústria.
O PROGRESSO – Qual a importância da CDL no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz?
Socorro Noronha – É de fundamental importância para a CDL, tendo em vista representar o comércio lojista/varejista da segunda cidade do nosso Estado. Portanto, Imperatriz não pode ter a sua CDL fora deste conselho, principalmente em virtude da preocupação da CNDL e das FCDLs em relação ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. Portanto, a CDL tem muito com o que contribuir com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz. A nossa reivindicação é no sentido de que a CDL participe do conselho, a fim de que a mesma possa, junto com outras entidades de classe, buscar resolver os problemas que afetam a cidade. A CDL é vital no processo.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly