sábado, 15 de julho de 2017

Imperatriz e o Cabo de Aço


Sebastião Madeira

Em 2008 quando fazia campanha para prefeito eu costumava comparar Imperatriz a um avião de garimpo que para voar precisava que alguém partisse o cabo de aço que o prendia a uma árvore enquanto acelerava. A falta de políticas públicas de desenvolvimento e de esforço para mostrar o potencial da cidade representavam cabo de aço.
Logo depois de ser eleito consegui com a ajuda do então ministro Lobão uma audiência com a direção da Suzano. Mostrei as vantagens de nossa cidade para sediar a fábrica que já estava praticamente definida para outra cidade. Procurei a então governadora Roseana e argumentei com ela pedindo que fizesse um esforço para trazer a fábrica para Imperatriz. Ela comprou a ideia e o resto é história. A fábrica veio e na sua esteira muitas outras empresas, mudando definitivamente o perfil da cidade.

Encaminhamos à Câmara Municipal um projeto de desenvolvimento econômico incentivando as empresas a aqui se instalarem. O resultado é que recebi uma cidade com um PIB dois bilhões de reais e já em 2014 chegava a quase seis bilhões (R$ 5.8 bilhões) com uma estimativa de sete bilhões em 2016 quando entregamos para o atual prefeito.
Com uma equipe dedicada fizemos transformações havia muito esperadas. Foram 250 km de ruas asfaltadas. Solução de problemas de infraestrutura que esperavam há décadas. Para citar apenas dois exemplos registro a drenagem e asfaltamento da grota José de Alencar onde se realiza a feira do Bonsucesso e resolvemos aquele alagamento da Avenida Dorgival Pinheiro com rua Amazonas que infelicitava a vida de todos há décadas.
A cidade se verticalizou. Alguém que a tenha visitado há mais de oito anos e venha a ter com ela agora, com certeza, ficará abismado com a evolução da cidade. Na educação a qualidade do ensino deu um salto. É só verificar o IDEB que é o maior entre as cidades médias e grandes do Estado. Pela primeira vez todos os alunos receberam fardamento escolar desde o primeiro ano de administração. Construímos 20 novas escolas e reformamos outras 40. Merenda escolar permanente e, sem nenhuma denúncia.
Na saúde, que é um dos grandes problemas da administração, recebemos com dez leitos de UTI e ampliamos para trinta. Ampliamos os leitos do Hospital Municipal. Muitos serviços novos foram acrescentados como, por exemplo, o bem sucedido programa de combate à hanseníase em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e o Ministério da Saúde. Instalamos a unidade móvel de oncologia, ampliamos o SAMU, construímos e deixamos funcionando a uma no São José , apenas para citar alguns dos avanços.
Na área social os investimentos foram ampliados. Tanto que da cidade praticamente desapareceram mendigos e crianças nas ruas. Recebemos a cidade com 54 mil veículos. No final de 2016 havia cerca de 130 mil. Mesmo assim o trânsito fluindo melhor pelas soluções que foram implementadas. Encontramos a cidade com 18 semáforos, deixamos com mais de oitenta.

Na agricultura todo o apoio foi dado aos produtores; da semente, ao preparo e correção do solo. O matadouro foi transformado num frigorífico.

Imperatriz foi a primeira cidade do Brasil a ter uma secretária de regularização fundiária. Por meio dela foram regularizados milhares de imóveis de famílias de baixa renda. Nos oito anos de administração conseguimos para nossa cidade nove mil unidades habitacionais para os mais humildes. Dessas, cerca de 4 mil foram entregues e 5 mil em construção para serem destinadas mais à frente. No esporte deixamos prontas várias quadras além de um centro de esporte e cultura em frente ao campus da UFMA no Bom Jesus. Uma Praça da Juventude no Recanto Universitário e o Complexo Esportivo Barjonas Lobão.

Comemoramos todas as datas festivas da cidade. E apoiamos e demos condições de lazer nas praias do Cacau e do Meio, inclusive asfaltando o acesso à praia do cacau.
Enfim, fizemos a nossa obrigação. Pra isso busquei e recebi apoio do governador Jackson Lago. (Infelizmente por pouco tempo). Como também fui apoiado pela governadora Roseana Sarney e pelo Governador Flávio Dino. Agradeço a todos eles.

Finalmente agradeço a todo o povo de Imperatriz que me deu dois mandatos de prefeito e me ajudou na eleição de quatro mandatos de deputado Federal. Desejo ao prefeito Assis Ramos que consiga fazer uma boa administração. Pois os desafios são diários.

Finalmente Parabéns IMPERATRIZ nos teus 165 anos!

Sebastião Torres Madeira, é ex-prefeito de Imperatriz.



# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly