quinta-feira, 13 de julho de 2017

MPMA discute segurança pública na Regional de Imperatriz

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, participou, na manhã desta terça-feira, 11,no município de Imperatriz, da cerimônia de posse do novo comando-geral da Polícia Militar de Imperatriz e, durante o turno da tarde, coordenou reunião com promotores de justiça da Região Tocantina e autoridades da segurança pública do estado, na qual foram tratadas demandas do setor na região.
A passagem do cargo de comandante do coronel Markus Lima para o novo encarregado da função, coronel Arquimedes Brito, foi realizada no quartel do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA).
Do MPMA, além do procurador-geral de justiça, estiveram presentes os promotores de justiça Emmanuel Guterres Soares (diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça), e Ossian Bezerra Filho (diretor das Promotorias de Imperatriz).
Participaram da reunião, ainda, o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, o comandante-geral da PM, coronel José Frederico Gomes Pereira, o delegado-geral da Polícia Civil no Maranhão, Lawrence Melo, representantes do Instituto de Criminalística, entre outras autoridades.
"Estamos presenciando diariamente o aumento da criminalidade em todo o país. Apesar desta onda crescente, no Maranhão, os órgãos competentes estão bastante empenhados no combate à violência e têm apresentado resultados. Nós temos um lado, o lado do bem, o lado do cidadão. E estamos enfrentando com destemor a corrupção e o crime organizado", ressaltou o procurador-geral de justiça, no evento.
SEGURANÇA
À tarde, Luiz Gonzaga Martins Coelho, acompanhado do corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, coordenou reunião dirigida aos promotores de justiça da Região Tocantina, na qual foram discutidas melhorias estruturais e no quadro de pessoal da segurança pública. O evento foi realizado na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz.
Na ocasião, o procurador-geral de justiça abordou questões como reforço da parceria entre a Polícia Militar e o MPMA, criação, na região, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e combate à corrupção. "Temos que fortalecer as parcerias para melhor combater a criminalidade nesta parte do estado, onde é comum o crime organizado, com constantes roubos de carga e assaltos a bancos", enfatizou Luiz Gonzaga Coelho.
Em seu pronunciamento, o secretário Jefferson Portela também destacou como objetivos principais do trabalho dos órgãos de segurança o aprimoramento das parcerias e o combate à corrupção.
Entre os problemas apresentados pelos promotores de justiça, que atuam na área criminal, estão ausência de delegada e número insuficiente de funcionários na Delegacia da Mulher de Imperatriz. Foram reivindicados, ainda, a promoção de mutirão para concluir inquéritos represados e o retorno da patrulha Ronda Maria da Penha, direcionada ao combate da violência contra a mulher.
A respeito do prédio do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) de Imperatriz, foram apontadas a necessidade de reforma, de mais funcionários e de novos equipamentos para o órgão.
A nomeação de delegados para os municípios de Montes Altos e Açailândia também foi solicitada. (CCOM-MPMA)
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly