quinta-feira, 3 de agosto de 2017

RIO TOCANTINS - Por Domingos Cezar Ribeiro

Na condição de diretor da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador, concedi entrevista para minha colega Luzia Souza para seu festejado programa, falando acerca da atual situação que se encontra nosso rio Tocantins, que atualmente está preocupando as pessoas, muito embora não tenha visto, até o momento, uma autoridade seja municipal, estadual ou federal, se pronunciar ou procurar uma solução para o angustiante problema.
 Há mais de 40 anos navego pelo Tocantins, Araguaia e Itacaiúnas e quando notei o efeito devastador das derrubadas das matas ciliares dos rio, riachos, restingas, lagos e lagoas criei o projeto Alerta, rio Tocantins e escrevi o livro do mesmo nome (2 mil exemplares) os quais distribuí de Carolina (MA) a Itupiranga (PA) conscientizando as pessoas a respeitarem e preservarem o meio ambiente.
 Alertava que se assim não agíssemos as futuras gerações não mais conheceria esse, que é o segundo maior rio genuinamente brasileiro. Fui chamado de louco e as autoridades se fizeram moucas diante do meu apelo. Na audiência do CESTE para a construção da hidrelétrica do Estreito em duro pronunciamento disse NÃO, mas apenas a minha voz, os demais disseram SIM e aí está o resultado: as espécies de peixe foram quase todas exterminadas, e o Tocantins pede socorro. Sempre falei da sua importância econômica, e hoje dezenas de pescadores estão sem trabalhar, as colônias de pesca estão fechando por falta de sócios, os barqueiros também estão sem trabalhar porque não podem navegar, os barqueiros que faziam travessia para a praia do Meio pararam porque as pessoas atravessam a pé. É preciso que as autoridades dos estados do Maranhão, Goiás, Tocantins e Pará se unam, formem uma força tarefa, vamos replantar as nascentes dos riachos, as margens do rio e só assim podemos voltar a chamar o rio de "caudaloso tocantins". E tenho dito...
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly