quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Câmara dos deputados realiza Sessão Solene em homenagem aos Profissionais da Administração

A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (11), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Administração. A solenidade foi realizada por iniciativa dos deputados federais Hildo Rocha (PMDB/MA) e Izalci Lucas (PSDB-DF). Os parlamentares compuseram a mesa solene juntamente com o presidente em exercício do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha; o presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Adm. Udenir de Oliveira Silva; o Diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. André Luís Saoncela; o Diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Adm. Rogério Ramos; e da Diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos, Adm. Sônia Ferraz.


A sessão contou, ainda, com a presença dos presidentes dos CRAs, Conselheiros Federais, além de professores e estudantes de Administração de várias faculdades de Brasília. Os deputados federais Janete Capiberibe (PSB-AP), Mauro Pereira (PMDB-RS) e Cristina Almeida (PSB-AP) também prestigiaram a homenagem.


Administrador de formação, Hildo falou do orgulho em fazer parte da categoria.“Tomado de satisfação e orgulho por fazer parte dessa categoria, parabenizo os administradores e administradoras pelo nosso dia”, declarou o parlamentar.


Rocha fez um breve histórico do surgimento da profissão no Brasil. “A data, oficializada pela Lei nº 12.967, de 2014, alude ao dia em que foi regulamentada a profissão de administrador: 9 de setembro de 1965. “Naquela época, a profissão já se encontrava consolidada em alguns países, mas ainda era nova no Brasil. Foi apenas em 1946 que a Universidade de São Paulo (USP) passou a oferecer o curso de Administração. Em 1952, surgiu a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), no Rio de Janeiro e, em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), ambas ligadas à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essas prestigiosas instituições atendiam, então, às demandas de um acelerado crescimento econômico, ligado à industrialização que começava a ganhar força País, destacou o parlamentar.


De acordo com o deputado, a regulamentação da profissão de administrador, na década de 1960, veio num contexto de crescimento acentuado das grandes empresas. Naquele modelo de desenvolvimento econômico, crescia a complexidade dos negócios, que passavam a enfrentar novas necessidades e desafios. “Os administradores, donos de competências que se tornavam cada vez mais relevantes, passaram a ser indispensáveis para o bom funcionamento tanto das empresas privadas quanto dos órgãos do serviço público”, enfatizou Rocha.


As transformações e desafios do mercado e do setor público também foram lembradas pelo parlamentar. “Surgiram novas necessidades e, junto a elas, evoluíram os antigos padrões e técnicas; desenvolveram-se novas formas de gerir recursos, novos procedimentos, novas tecnologias. Os administradores – cuja formação acadêmica fornece as habilidades técnicas e relacionais necessárias para estar sempre a par das inovações e sempre preparados para vencer os desafios – estiveram presentes na criação de soluções ao longo de todas essas décadas de avanços e retrocessos”, destacou o deputado.

Relevância

Rocha disse que em situações de crise, como a que atualmente o Brasil vivencia, evidencia-se com maior clareza a relevância do papel desempenhado pelos profissionais da administração. O deputado lembrou que tanto no setor público quanto nas empresas privadas, a necessidade de cortar gastos e reduzir os custos operacionais se impõe. “Nesse cenário de escassez de recursos, a recuperação da economia baseia-se também em uma gestão competente, capaz de promover racionalidade organizacional. E é aí que o papel dos administradores ganha ainda mais importância. Assim, rendo homenagens a esses profissionais, com a certeza de sua enorme relevância para o País. Parabenizo ainda aos milhares de estudantes que estão se formando para exercer essa profissão, com augúrios de que possam aplicar suas habilidades para o crescimento de um País que se recupera”, finalizou Hildo Rocha.

Homenagem do CFA

Ainda como parte das comemorações, o Conselho Federal de Administração (CFA) entregou ao deputado Hildo Rocha uma placa de agradecimento pela realização da Sessão Solene alusiva ao dia dedicado à categoria e por outras iniciativas do parlamentar em prol do aprimoramento da profissão.



# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly