domingo, 15 de outubro de 2017

Detran-MA conclui vistorias a veículos de autoescolas da Grande Ilha

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) concluiu neste sábado (14) a fiscalização dos veículos de autoescolas da Grande Ilha – São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Foram convocados 294 veículos para esta segunda etapa do Dia D de fiscalização dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que tiveram que se apresentar no pátio de vistoria da sede do órgão, na Vila Palmeira. 

As vistorias começaram no sábado passado (7) e seguiram a programação determinada pela Portaria 832, de 4 de setembro, que lançou um calendário para que todos os credenciados passem pela inspeção. Somando os dois sábados, um total de 537 veículos foram vistoriados.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, destaca que a fiscalização não tem objetivo de punir. “A intenção do trabalho é orientar e corrigir para que todas as autoescolas possam formar condutores com segurança e qualidade”, reforça.

O controlador geral do Detran-MA, João Moraes, explica que a fiscalização observa os itens exigidos na legislação de trânsito: “O veículo de autoescola tem características próprias. Por exemplo, verificamos as instalações do duplo comando, que é necessário na aprendizagem dos veículos de quatro rodas”, explicou. 

“Outro ponto é a identificação visual e placas. Muitos terão que voltar durante a semana para mudar a placa antiga pela atual, refletiva e com código de barras”, detalhou o controlador.

Os veículos aprovados na fiscalização receberam um selo. Aqueles que não atenderam às exigências foram notificados para resolverem as pendências em um prazo determinado. Quem não se regularizar tem o veículo bloqueado e fica impedido de prestar a aula prática de direção.

O presidente do Sindicato das Autoescolas (Sindauma), Rami Ribeiro, acredita que a fiscalização é positiva. “Há 4 anos não havia uma força-tarefa como essa para inspecionar todas as autoescolas. É importante para separar o joio do trigo, manter na formação dos futuros condutores quem trabalha com segurança”, afirmou.

As vistorias das autoescolas, agora, vão continuar no interior do Maranhão. Até o final do ano, o Detran-MA deve lançar nova portaria com o calendário de inspeções a ser executado pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly