terça-feira, 28 de novembro de 2017

Recuperação da Bacia do Tocantins é discutida em seminário em Imperatriz

O VI Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas nascentes aconteceu no final de semana.

O instituto Cidade Solidária e o Gabinete do Senador Roberto Rocha (PSDB) encerraram no último final de semana em Imperatriz a série de seminários sobre a situação dos rios maranhenses e suas nascentes, projeto desenvolvido desde o início do ano no Estado. São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú e Balsas e agora Imperatriz foram cidades onde os encontros foram realizados, sempre com uma grande participação. 

O encontro de Imperatriz, assim como os demais, foi pontuado por anúncios de projetos e possíveis ações para a recuperação dos rios do Maranhão. O diferencial do encontro de Imperatriz foi a confirmação da inclusão da bacia do tocantins e de outras três bacias hidrográficas maranhenses na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba-Codefasf hoje habilitada a realizar ações executivas em todo o Estado do Maranhão.

O auditório Ribamar Cunha, no Aracati Oficce, ficou tomado por estudantes, professores, empresários, agentes públicos e embientalistas de toda região. O “seminário das águas” pela profundidade e eficácia das discussões realizadas já é considerado o mais importante evento relacionado ao meio ambiente do Maranhão.

Essa sequencia de seminários é uma das ações do programa S.O.S. Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSDB) e o Instituto Cidade Solidária (ICS) com co-realização do Movimento Ensinando e Aprendendo- MEA.

A composição da mesa do VI Seminário foi formada pelo senador Roberto Rocha; o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; ex-prefeito, Sebastião Madeira; vereador Zeziel, representando a Câmara Municipal de Imperatriz; o diretor da Codevasf, Marco Aurélio Diniz; deputado federal, Hildo Rocha, coordenador do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses, Liviomar Macatrão; prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; professora Maria da Conceição; o empresário Ribamar Cunha Fiho e a gerente do Banco do Nordeste de Imperatriz, Gleicyellen Fonseca Marques.

Em todas as falas das autoridades presente a compreensão da adoção de medidas que possam influir diretamente na recuperação e prevenção dos problemas ambientais constatados hoje no Rio Tocantins entre os quais, o baixo nível do volume de água, assoreamento, esgoto despejados sem tratamento, situação extensiva a muitos de seus afluentes, alguns já “em fase terminal”.

O prefeito Assis Ramos, por exemplo lembrou que Imperatriz é uma das duas principais cidades às margens do Rio Tocantins, igualando-se à Palmas, e que vai se beneficiar com a ampliação da atuação da Codesfaf.

“A iniciativa do senador Roberto Rocha é louvável e nos traz um alento, porque a Codevasf é fonte de recursos para obras, tanto de enfrentamento de secas, como de irrigação e recuperação de rios e riachos”, disse.

De acordo com o senador Roberto Rocha uma nova sequencia de seminários será realizado ano que vem.

A sexta edição do seminário teve o patrocínio da Codevasf, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Suzano e Prefeitura de Imperatriz.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Galeria de Fotos

 
Copyright © 2013 Blog da Kelly