Com nova Beira Rio, Imperatriz ganha um dos principais cartões-postais do Maranhão - Blog da Kelly

Publicidade Top

sábado, 16 de dezembro de 2017

Com nova Beira Rio, Imperatriz ganha um dos principais cartões-postais do Maranhão

A cidade de Imperatriz vai receber na próxima semana uma das maiores praças de eventos do Maranhão. É a transformação da Avenida Beira Rio, que vai ser entregue nos próximos dias para a população pelo Governo do Estado. Está quase tudo pronto para a inauguração.

Com a obra, a região passou por umas das mais visíveis mudanças de paisagem nas últimas décadas. É o novo cartão-postal não só do município, mas de todo o Estado.

Serão três dias de programação para festejar a entrega da nova Beira Rio, incluindo a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano e um show religioso. A programação oficial será divulgada nos próximos dias.


A nova Beira Rio conta com uma área de 20 mil metros quadrados pensada para atender múltiplos públicos. Uma concha acústica vai garantir a realização de shows e apresentações culturais. A estrutura suporta a realização de grandes eventos.


A nova Beira Rio tem locais e equipamentos para atividades físicas, incluindo uma academia funcional. E também espaços para quem quer apenas relaxar e contemplar o meio ambiente. São praças e jardins descortinados.

Foguete
Praça do Foguete na nova Beira Rio. (Foto: Divulgação)
Não foram esquecidos os espaços para feiras populares e o lazer para as crianças. A Praça do Foguete promete ser uma das principais atrações para o público infantil. É um brinquedo de dez metros de altura – com segurança – para as crianças, a exemplo do que já existe na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Para o conforto dos usuários, há estacionamento com mais de 400 vagas, ponto de apoio, sanitários públicos, posto policial e posto de primeiros socorros.

A economia também ganha com a nova Beira Rio. Haverá estrutura melhor para o comércio de comidas típicas e outros itens. Os quiosques serão padronizados, melhorando a organização e o paisagismo.

“Esse é um dos maiores patrimônios que nós temos. É daqui que muitos tiram o sustento da família. Então essa reforma é boa demais, é uma das melhores coisas que o Governo está fazendo pela cidade”, diz Francisco de Assis Barbosa, que trabalha como autônomo na Beira Rio.

Os postes tradicionais deram lugar a totens cuja iluminação dura quatro vezes mais e consome 70% menos energia.

As obras
Beira Rio, o novo cartão-postal do Maranhão. (Foto: Divulgação)

A nova Beira Rio vem preencher um vazio na segunda maior cidade do Estado. Até agora não havia um espaço público assim para receber eventos. Além disso, desde que foi inaugurada, em 1994, a avenida não tinha passado por uma intervenção significativa.

Sem os investimentos, vinha havendo erosão, que colocava em risco a segurança de quem passava pelo local.

Para fazer essas transformações, foram feitas a terraplanagem de uma lagoa artificial, a concretagem da área de passeio, a contenção das erosões e outras obras.

Na contenção, foi escolhida uma técnica inovadora, muito empregada nos grandes centros urbanos, a Muro Terrae. Ela usa blocos pré-moldados e geogrelhas de alta rigidez, por meio de encaixe a seco. O formato permite que seja utilizada vegetação, aumentando a área verde.

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, diz que a revitalização da Beira-Rio vai motivar a prática cultural e a integração social: “O Governo Flávio Dino intensifica a revitalização e construção de espaços de lazer e cultura, o que fortalece a vivência entre as pessoas e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Publicidade Rodapé