FAMEM mobiliza campanha após enchentes no MA - Blog da Kelly

Publicidade Top

quinta-feira, 12 de abril de 2018

FAMEM mobiliza campanha após enchentes no MA

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema, coordenou, nesta quinta-feira (12), uma reunião de emergência envolvendo membros do Governo do Estado e da Defesa Civil do Maranhão.

Logo na abertura da reunião, Cleomar Tema deu como exemplo da calamidade a própria cidade que administra, Tuntum. “Nosso município passa por uma situação delicada. Num período de 10 horas, choveu o equivalente a um mês, provocando o transbordamento do riacho que dá nome à cidade e deixando um rastro de problemas, com algo em torno de 400 famílias desabrigadas afirmou.

O dirigente municipalista sugeriu que seus colegas prefeitos adotem as medidas necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.

Secretário adjunto de Articulação Civil e diretor-executivo da FAMEM, Geraldo Nascimento, mostrou a necessidade de que os prefeitos sejam rápidos em suas ações, para que o socorro por parte do governo estadual seja o mais rápido possível. O diretor-geral da FAMEM, Gildásio Ângelo ressaltou que parte da bancada federal em Brasília está mobilizada junto ao governo federal, na busca de ajuda aos municípios maranhenses.

O coordenador adjunto da Defesa Civil, Major Jairon, fez uma explanação técnica a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, agora os municípios é que dão os passos iniciais quando de qualquer ocorrência desastrosa.

Ele apresentou o modelo do decreto de emergência (o mesmo está disponível no www.famem.org.br), que está sendo entregue a todos os prefeitos para que eles possam estabelecer a emergência em situação que isso seja necessário, para evitar problemas de cunho burocrático.

Os prefeitos Chico Freitas (Lagoa Grande), Dr. Cristino (Araioses) e Sidrack (Morros), fizeram relatos de suas cidades que em decorrência das chuvas, estão em situações delicadas.

Uma equipe de servidores da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), deflagrou, nesta quinta-feira (12), a campanha SOS Municípios, com o objetivo de arrecadar donativos que serão enviados às vítimas das enchentes no interior do Estado, onde as fortes chuvas estão deixando um rastro de problemas e deixando milhares de desabrigados, em várias regiões.

A equipe que tomou tal iniciativa é formada por Maria José Costa Cunha, Gilvana Chaves, Jardson Gomes, Rita de Cássia, Antonia Rios, Carlos Leite, Brenda Roméria, Carlos Leite, Darliane Santos e Nicinha Carvalho.

Dentre os donativos, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, água mineral, berços e etc. As doações podem ser feitas na sede da entidade, na Avenida dos Holandeses -06- Quadra-8- Calhau.

Publicidade Rodapé