Pré-candidaturas se consolidam para o governo do Maranhão - Blog da Kelly

Publicidade Top

terça-feira, 10 de abril de 2018

Pré-candidaturas se consolidam para o governo do Maranhão

Flávio Dino, Roberto Rocha, Roseana Sarney, Eduardo Braide e Maura Jorge são os principais pré-candidatos

De O Progresso



Com o fechamento da janela para os parlamentares mudarem de partido sem o risco de perder o mandato, bem como da data limite para a desincompatibilização de quem exerce função pública para concorrer a cargo eletivo, os grupos e partidos políticos do Maranhão intensificam as articulações para formatarem o quadro da disputa com as candidaturas para governador, senador, deputado federal e deputado estadual.



Para o governo do Estado, além do governador Flávio Dino (PCdoB), que quer repetir o mandato, as principais pré-candidaturas repousam na ex-governadora Roseana Sarney (MDB), no senador Roberto Rocha (PSDB), na ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PSL) e no deputado estadual Eduardo Braide (PMN).



Na chapa majoritária ainda falta a definição dos vices, questão historicamente deixada para o final, mas com relação ao Senado o quadro praticamente se definiu.



Na chapa do comunista Flávio Dino, o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e possivelmente a deputada Eliziane Gama (PPS) fecham a disputa pelo Senado. A chapa de Roseana vai de Sarney Filho e Edison Lobão. Nesta semana, Roberto Rocha anunciou uma chapa pura, com o deputado federal José Reinaldo Tavares e o deputado estadual Alexandre Almeida, recém-filiados ao PSDB. Já Maura Jorge ainda não anunciou nenhum nome que possa compor com ela a chapa majoritária.



O nome do vice de Roberto, conforme ele mesmo já anunciou, deve sair da região tocantina. Há uma forte especulação quanto ao nome do empresário Ribinha Cunha (PSC), caso o partido dele feche aliança com o PSDB. Há especulações de que Roseana também esteja à procura de um vice desse lado do Estado. Já o vice de Flávio deve mesmo sair da capital. Braide já esteve fazendo sondagens em Imperatriz e Maura Jorge ainda não se pronunciou sobre o tema.
Terceira ou nova via - No contexto da disputa que se avizinha, Roberto, Maura e Braide articulam-se diante do eleitorado para se consolidarem como a terceira via no Estado. A terceira via, ou como alguns já preferem chamar de nova via, significa que, além de Flávio, que quer a reeleição, e Roseana, que já foi, há uma nova via à disposição do eleitor maranhense.
Braide, mais conhecido na região da ilha de São Luís, na qual foi candidato a prefeito na última eleição, tem procurado abrir diálogo sobre o seu projeto, mas para alguns analistas políticos a intenção mesmo é manter o nome forte para voltar a disputar a Prefeitura da capital. Maura Jorge, ex-deputada e ex-prefeita, um pouco mais conhecida que Braide, foi a primeira a percorrer o Estado e ganhou importância no debate político.
Já Roberto Rocha, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito da capital, tem se projetado no Senado com ações que têm beneficiado todas as regiões do Maranhão e uma atividade legislativa com apresentação e a aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento não só do Maranhão, mas do Brasil. Rocha, assim como demais pré-candidatos, tem percorrido o Maranhão conversando com lideranças políticas, estudantis, empresariais e populares apresentando a viabilidade do seu projeto

Publicidade Rodapé