Ibope aponta Sarney Filho eleito para o Senado - Blog da Kelly

Publicidade Top

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ibope aponta Sarney Filho eleito para o Senado

Pesquisa do Instituto Ibope, divulgada pela TV Mirante ontem (23), aponta que o deputado federal e candidato ao Senado Sarney Filho (PV) estaria eleito, se as eleições fossem hoje.

Segundo o levantamento, na estimulada, quando são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos, Sarney Filho aparece em segundo lugar, com 26% das intenções de votos, em empate técnico com o senador Edison Lobão (MDB), que aparece em primeiro, pontuando 27%. Ambos concorrem ao Senado pela coligação "O Maranhão quer mais", encabeçada por Roseana Sarney (MDB) ao Governo do Maranhão.

Em terceiro está Eliziane Gama (PPS), com 17%; seguida por José Reinaldo Tavares (PSDB), com 13%; e Wewerton Rocha (PDT), com 11%. Na sequência aparecem Alexandre Almeida (PSDB), 6%; Preta Lú (PSTU), 3%; Samuel Campelo (PRTB) e Saulo Arcangeli (PSTU), com 2%, cada; e Iêgo Brunno (PCB), 1%. Brancos e nulos somaram 51% (incluídas as consultas sobre as duas vagas) e outros 37% ainda não sabem em quem votar para senador, ou não responderam ao questionário.

Já na pesquisa espontânea, Sarney Filho e Lobão seguem como favoritos, também em empate técnico. Ele surge com 8% e emedebista tem 9% das intenções de voto. Eliziane Gama vem em terceiro, com 7%; Wewerton Rocha aparece com 5%; e Zé Reinaldo vem com 4%. Alexandre Almeida e Preta Lú têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos/nulos surgem com 21%, e 63% responderam não saber em quem votar.

“Os resultados são muito positivos, ainda mais neste início do período eleitoral, quando muita gente ainda não sabe que estou concorrendo ao Senado. Agora, com a campanha nas ruas, redes sociais e na TV, o povo vai poder comparar as experiências e propostas, e esses números vão se consolidar, a partir da adesão dos muitos indecisos”, avaliou Sarney Filho.

O levantamento do Ibope foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) e entrevistou 1008 pessoas, entre os dias 20 e 22 de agosto, com margem de erro de 3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela TV Mirante, é a primeira realizada pelo Ibope depois do início oficial da campanha.

Publicidade Rodapé