Pré-candidato à presidência da OAB promete combater morosidade da justiça - Blog da Kelly

Publicidade Top

sábado, 22 de setembro de 2018

Pré-candidato à presidência da OAB promete combater morosidade da justiça

O pré-candidato à presidência da OAB-MA, advogado Mozart Baldez, está mantendo em Imperatriz reuniões com os advogados em busca de apoio e para conhecer os problemas enfrentados pela classe e discuti-los de forma ampla para definir as suas propostas de campanha. Para ele, a advocacia está em crise e é preciso encontrar meios para solucionar os problemas, o que pretende fazer se for eleito presidente da entidade.
Além de dois encontros que manteve com a classe, ontem, Mozart Baldez fez uma visita ao Fórum Henrique de La Rocque e constatou o que ele considera inadmissível. Revela que encontrou apenas dois juízes. A ausência de magistrados nas sextas-feiras, segundo ele, não acontece somente em Imperatriz, mas em todo o estado. “É um feriado branco”, afirma.
“Uma das minhas propostas é o combate à morosidade da justiça. Os juízes precisam trabalhar mais. Vou cobrar fiscalização por parte do Tribunal de Justiça”, garantiu Mozart Baldez. Ele destaca que a morosidade gera grande prejuízo aos advogados e à população. “Recebi reclamações de advogados de Imperatriz e precisamos debelar essa prática antiga”.
O pré-candidato demonstrou a sua preocupação com o crescimento do número de advogados e da falta de campo de trabalho. Ele entende que há a necessidade de especialização. “É sabido que a Ordem recebe cerca de quase mil advogados por ano e essa gama de profissionais encontra-se reprimida no mercado por falta de trabalho, oportunidade e, consequentemente, de renda. Como resolver esse problema? Nos EUA, a solução foi a criação de incubadoras de escritório de advocacia, para ajudar novos advogados a iniciar seu empreendimento ‘solo’ ou em sociedade com colegas”, afirma.
Mozart Baldez lembra que a “Incubadora de Escritórios de Advocacia” é fruto de uma parceria entre a Universidade Positivo (UP) e o Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL). Foi criada em 2015, em Curitiba (PR), para ampliar o campo de atuação dos advogados recém-formados que desejam ingressar em áreas inovadoras do Direito e fazer com que, em um ambiente propício ao empreendedorismo e com apoio gerencial, seus escritórios tenham melhores condições de deslanchar e obter sucesso.
“A diferença do nosso projeto para os já criados é que utilizaremos, se formos contemplados com a vitória, de forma pioneira a Ordem dos Advogados do Brasil, que patrocinará o projeto. É evidente que num segundo plano tentaremos seduzir as faculdades a implementar as suas incubadoras”.
Mozart Baldez encabeça a chapa “RECONSTRUIR A ORDEM”. Imperatriz está sendo contemplada com uma vaga para o Conselho Federal e quatro vagas para o Conselho Estadual. Dois nomes já foram escolhidos: Jean Vieira Carvalho e Marcelo Vieira Carvalho.
A eleição da diretoria do Conselho Seccional da OAB Maranhão, conselheiros seccionais e federais, além de diretores da CAAMA e nas Subseções de Barra do Corda, Barreirinhas, Chapadinha, Estreito, São João dos Patos e Pedreira, Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon, será realizada no dia 23 de novembro. A votação ocorrerá das 09h às 17h, em horário corrido.

Publicidade Rodapé