Servidoras da saúde participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama - Blog da Kelly

Publicidade Top

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Servidoras da saúde participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Servidoras da saúde participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama
Realizada na manhã desta terça-feira, 16, na sede da Atenção Básica, palestra sobre câncer de mama, com a mastologista Sarah Esther Serruya. Servidores e coordenadores da Atenção Básica e de diferentes programas municipais da saúde, além de estudantes de escolas técnicas de enfermagem, participaram da ação. Ao final, foi aberto espaço para perguntas, e a médica debateu e respondeu dúvidas do público.

A enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Lívia Bustamante, informou que o objetivo é trazer um pouco do cuidado também para os funcionários. "Com esta sensibilidade a gente trouxe para Atenção Básica, pois é onde ocorre o maior número de ações de conscientização, nas unidades, então nada mais justo que proporcionar isso para eles. Estamos desenvolvendo o 'Cuidando de quem cuida', em que os profissionais receberam massagem e limpeza facial".


Entre os aspectos sobre o câncer de mama abordados na palestra, Sarah ressaltou a importância da realização dos exames no diagnóstico. Ela explica que o exame de ultrassom da mama complementa a mamografia, sendo que os dois exames são cruciais para o diagnóstico ser preciso.

A médica explicou que o câncer de mama, na maioria das vezes, não causa dor, e que este sintoma está associado a diversos outros fatores, como hormonais, por exemplo. Mas que essa ausência de dor não deve ser empecilho para que as mulheres busquem atendimento médico para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.


Usuários da UBS Maria Aragão, na região da Vilinha e Parque Alvorada I e II, também participaram de palestra com aBioquímica Graça Dantas.

Publicidade Rodapé