Thiago Diaz promete e não cumpre - Blog da Kelly

Publicidade Top

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Thiago Diaz promete e não cumpre

O atual presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, tenta renovar o mandato sem ter cumprido a maior parte das suas promessas de campanha em 2015. Várias diretrizes defendidas pelo grupo “Renovar para Todos” não saíram do papel.

Fora as denúncias e sua ligação com o grupo Sarney, o descumprimento das promessas desgastou a imagem de Diaz na campanha desse ano. Ele diz agora que “vai fazer mais”, mas em três anos fez pouco do que prometeu.

Conheça algumas das promessas do candidato à reeleição que não passaram de puro marketing:

Redução da anuidade: Thiago Diaz prometeu redução da anuidade e não cumpriu. Diaz cita em seu plano de gestão 2018 que “conquistou” uma redução, mas a propaganda é falsa. O Conselho da OAB reduziu 15% e aumentou 12% abruptamente no ano seguinte.

Portal da Transparência: Uma de suas principais bandeiras em 2015 não passou de publicidade. Diaz criou apenas uma aba no site da OAB destinada à Transparência, mas lá não existe o devido detalhamento de despesas e receitas, como ele havia prometido. O detalhamento das finanças da Ordem ficou na verdade pior e mais “obscuro” na gestão Diaz.

Piso salarial: Em 2015, Thiago Diaz garantiu que iria atuar incessantemente pela aprovação do piso salarial da categoria. Não conseguiu. A OAB/MA aprovou apenas o chamado “piso ético”, que nunca foi fiscalizado e ninguém cumpre. Outra medida que ficou apenas no marketing.

Presença de membros da Comissão de Prerrogativas nos Fóruns: Thiago Diaz prometeu presença diária de dois membros da Comissão de Prerrogativas nos Fóruns, mas o serviço nunca existiu. Ele também disse que faria concurso para procurador das Prerrogativas, mas não fez.

Comissão de valorização dos honorários: Não criou.

Biblioteca Virtual: A criação de uma biblioteca também estava entre as diretrizes, mas o projeto não virou realidade.

Escritórios Digitais: Seriam salas climatizadas, equipadas com mesas, cadeiras e computadores para que advogados pudessem receber clientes. Dentro da OAB não foi criado nenhum. Os que já existiam no Fórum ele apenas dividiu em outros setores do prédio.

Creche da OAB: A ideia era reservar uma espaço para que as advogadas pudessem deixar seus filhos pequenos para trabalhar. Até hoje essa é uma reivindicação da classe.

Ampliação da CAA/MA: Diaz garantiu que iria ampliar as atividades da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA), mas ele não melhorou nenhum serviço do órgão que permanecem os mesmos.

Desincompatibilização: Esse talvez seja o “fantasma” de Thiago Diaz entre as promessas não cumpridas. Ele defendia a desincompatibilização de cargos na OAB/MA para pretensos candidatos. Diaz, no entanto, foi o primeiro a desconsiderar o compromisso e atualmente faz política sentado na cadeira de presidente.

Publicidade Rodapé