Conferência apresenta propostas para melhorias na saúde pública - Blog da Kelly

Publicidade Top

terça-feira, 26 de março de 2019

Conferência apresenta propostas para melhorias na saúde pública

Fundamental para avaliar, elaborar as políticas municipais de saúde e eleger delegados para representar a segunda maior cidade do Maranhão em outras instâncias, a XV Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz, indicou propostas que poderão ajudar a gestão municipal, que já vem fazendo ações para prestar melhor atendimento à população. O evento foi realizado na sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, com grande participação dos vários segmentos sociais.

Após as palestras sobre os eixos centrais "I-Saúde como direito"; "II Consolidação do SUS" e "III O financiamento do SUS", os participantes distribuídos nos segmentos usuários do SUS (50%), trabalhadores da saúde (25%) gestores e prestadores de serviços (25%), se reuniram em três grandes grupos para debater e elaborar as propostas que serão apresentadas pelos delegados eleitos na Conferência Estadual.
O grupo dos prestadores de serviço de saúde apresentaram quatro propostas, as duas primeiras foram sobre reajuste da tabela do procedimento SUS e maior transparência em relação ao acompanhamento dos recursos oriundos do Ministério da Saúde. Já as outras duas propostas foram sobre a ampliação da Rede de Saúde Mental e a discussão e elaboração de uma nova Programação Pactuada Integrada, PPI.

Propostas
O grupo composto por usuários da saúde apresentou apenas três propostas amplas que podem ajudar no processo de agilidade no atendimento à população. A primeira sugestão diz respeito a elaboração do consórcio municipal para que os municípios tenham compromisso no repasse dos recursos dos seus munícipes.
A duas últimas propostas são: Elaborar um movimento de divulgação em prol da implantação do prontuário eletrônico (Cartão SUS) em todas as unidades de saúde, juntamente com o conhecimento metodológico de profissionais da área e a adoção de políticas diretivas direcionadas a especificidades do usuário.
Representante do prefeito Assis Ramos na conferência, a secretária adjunta de Saúde, Mariana Jales, lembrou que a gestão municipal já vem fazendo ações que resultaram em melhorias para a população, e ressalta que a conferência vem em boa hora para ouvir e debater aspectos necessários da saúde, e que a gestão está atenta e disposta a melhorar cada vez mais. "Temos nos esforçado para implementar e ampliar serviços de qualidade, apesar da insuficiência de recursos, seguimos acreditando que é possível melhorar", disse.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula Braga, destacou a grande participação dos segmentos e está otimista quanto as melhorias para o setor com a eleição dos novos delegados. "Foi surpreendente a participação da nossa sociedade, o evento contou com um clima democrático e respeitoso entre os diversos representantes. Estamos confiantes e vamos para a Conferência Estadual com propostas importantes", afirmou. (João Rodrigues-Ascom)

Confira quem são os novos delegados para a Conferencia Estadual

Os participantes da conferência se reuniram em grupos e após discussão apresentaram as propostas para melhorias nos respectivos setores, ao final elegendo os delegados:


Grupo de Trabalhadores:
Francineide Pereira Alves
Floraci Maria da Silva
João Carvalho Parreão

Grupo de Prestador-Gestor:
Jucerlene de Sousa Sene
Acileia Santos Nascimento Pereira
Rosimar Melo Teles

Grupo de Usuários
Elisabeth Rodrigues Lima
Ana Cláudia Braga Santos Silva
Albani Freitas de Sousa
Marilene Brito da Silva
Luis Gonzaga Correa Neto
Jurandir Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé