CAPS promove ação de saúde mental na Praia do Cacau - Blog da Kelly

Publicidade Top

sexta-feira, 26 de julho de 2019

CAPS promove ação de saúde mental na Praia do Cacau

CAPS promove ação de saúde mental na Praia do Cacau
A manhã desta quinta-feira, 25, foi especial para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS. Sol, água e muita diversão fizeram parte do cenário contemplado pelos pacientes. A ação, organizada pela Coordenação Municipal da Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, teve como objetivo mudar a rotina e trazer atividades diferenciadas para o tratamento das pessoas.

Cerca de 25 usuários do CAPS estiveram presentes. Para a coordenadora regional da saúde mental, Kátia Carvalho, o tratamento, por meio de atividades diferenciadas, trazem resultados positivos aos pacientes. Além de integrar os usuários na sociedade, que é um dos principais objetivos do trabalho realizado pelo Centro de Atendimento.


A coordenadora também relata que os pacientes geralmente não possuem oportunidade de participar dessas ações no dia a dia, e fazer com que eles saiam da rotina de tratamento e das demais atividades diárias é um ganho para a saúde deles. "O retorno é que depois eles chegam animados e ficam revigorados no CAPS", afirma Kátia. 

Nazaré Cruz, usuário do CAPS, estava numa roda de conversa junto ao grupo de prevenção ao suicídio. Para ele, os momentos de inserção na sociedade são extremamente gratificantes, além do cuidado que recebe por meio da equipe. “Eu estive internado no CAPS e achava que não ficaria bom. Foi por meio do acompanhamento deles que hoje estou na praia”.


Os familiares e cuidadores que também estavam na ação acompanhavam de perto e participaram do momento de lazer. A Josenilde Pontes, por exemplo, é cuidadora particular, frequenta o CAPS e participa junto das atividades sempre que possível. Como cuidadora ela compreende que a saúde mental também se promove fora do ambiente médico. 

“Se faz saúde mental não só em quatro paredes, então isso é bem louvável, para que a gente possa ver que o tratamento da saúde mental pode ser feito em qualquer âmbito. Seja na praia, no teatro ou na TV. As pessoas com problemas de saúde mental não podem ficar isoladas. Precisam do convívio social”, afirma a cuidadora. 


A coordenadora também acredita que sair das estruturas do Centro faz com que as demais pessoas compreendam um pouco da importância desse tratamento, que pode ser realizado de diversas formas. “Promovemos uma atividade extramuros, fora do CAPS e dos hospitais. Temos grupos terapêuticos, educação física, e outras coisas. Além do mais, tivemos a parceria com a Defesa Civil, que nos auxilia em tudo. Foram grandes parceiros para a ação acontecer”, finaliza.

Ao tomar conhecimento da ação, o prefeito Assis Ramos elogiou a equipe responsável e disse que é um compromisso de sua gestão, "dar atenção necessária a essas pessoas que necessitam muito do apoio do poder público para conseguirem um tratamento que lhes traga não apenas remédios, mas atenção e cuidados para que possam encontrar a cura ou alivio para seu sofrimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé