Othelino Neto deixa sua marca inovadora na gestão da Alema - Blog da Kelly

Publicidade Top

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Othelino Neto deixa sua marca inovadora na gestão da Alema

Tão logo tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa, em fevereiro do ano em curso, o deputado Othelino Neto (PCdoB), imprime uma gestão diferente, inovadora e eficaz no Parlamento Estadual. Ousa, de logo, com ajuda de seus pares, compor uma Mesa Diretora majoritariamente de mulheres.

Com a consciência da necessidade de uma interlocução clara e inteligente entre os poderes constitucionais, o deputado Othelino fez visitas de cortesia ao governador Flávio Dino e ao presidente do Tribal de Justiça, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, sem esquecer do Tribunal de Contas do Estado pela relevância do órrgão para a sociedade. Na esteira dessas visitas e no exercício da diplomacia e harmonia entre os poderes, deslocou-se para Brasília, onde esteve com o presidente do Superior Tribunal de Justiça e com os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama.

Cresce o seu desempenho e articulações políticas, a ponto de o ParlaNordeste (Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste) elegê-lo para seu presidente no exercício de 2019. Nessa função, preside a elaboração das Cartas de São Luís e de Salvador, encaminhada a todos os poderes da República, em que o órgão se posiciona sobre o Consórcio Nordeste, Reforma da Previdência, Pacto Federativo e Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento, numa demonstração clara aos poderes da República de que o Nordeste precisa ter asseguradas suas bandeiras de desenvolvimento.

Imprime a marca inovadora de sua gestão participando ativamente em Brasília do lançamento da Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara. O vigor das articulações regionais e nacionais faz com que os deputados estaduais o reelejam presidente da Assembleia para o biênio 2021/2022, por 41 dos 42 deputados, sendo que a posse respectiva dar-se-á em fevereiro de 2021.

Em 16 de maio, assume interinamente o Governo do Estado, por viagem ao exterior do governador Flávio Dino e pelo gesto político do vice-governador Carlos Brandão. Nesse período, inaugura obras nos nunicípios de Imperatriz, Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras e, em seguida, abre as portas do Palácio, como governador em exercício para receber a visita de cortesia de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, ocasião em que trocam ideias sobre os trabalhos do TCE e das ações principais do Governo.

A sua intrepidez no comando do Parlamento Estadual o faz propor audiência pública para debater a Reforma da Previdência com a presença do presidente da Comissão Especial que analisa a proposta na Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos, que é realizada em 10 de junho, onde Othelino afirma que é imprescindível proteger os setores mais frágeis da sociedade, a exemplo dos trabalhadores rurais e das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e defendeu a regra atual do pagamento do abono salarial do PIS/PASEP.

Atento aos reclamos dos setores mais carentes da população, o presidente Othelino compõe a mesa da audiência pública sobre áreas de risco da cidade, coordenada pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, com a participação de moradores de 36 dessas áreas. Na presença de autoridades estaduais e municipais, ele disse “que a questão das áreas de risco é um tema muito sensível e que exige uma ação em parceria com as diversas instituições na busca de uma solução”. Afirmou a necessidade de encontrarmos uma solução para esse grave problema social. Para tanto, esse diálogo entre os poderes e as instituições é de fundamental importância. A Assembleia debate esse tema por considerá-lo importante e por entender que não é exclusivo de São Luís, pois têm outros municípios do Maranhão com pessoas morando em áreas de risco”.

Afora tudo isso, encara as questões administrativas no âmbito interno da Assembleia que preside com raro descortino e cria, de logo, a assessoria de planejamento e assuntos estratégicos com o objetivo de elaborar o 1º Planejamento Estratégico da ALEMA e, em seguida, abre a reunião que dá o pontapé inicial na elaboração do Plano.
Consciente de que as sociedades modernas não podem prescindir de um ágil sistema eletrônico de gerenciamento de dados, lança o InovaLegis, que permite o trâmite inteiramente eletrônico de processos e documentos entre os setores administrativos da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé