A solenidade de reinauguração do Hospital Municipal Infantil, HMII, realizada nesta segunda-feira, 11, por meio da Secretaria Municipal de SaĆŗde, Semus, marca o inĆcio de uma nova fase na saĆŗde do municĆpio. Após o sinistro ocorrido em marƧo de 2019, o hospital que funcionava em instalaƧƵes precĆ”rias passa por uma completa estruturação, normalizando suas atividades junto Ć população.
Emocionado, o prefeito Assis Ramos falou sobre a sua trajetória como gestor do municĆpio para que o Hospital Infantil fosse revitalizado. “Foi muito difĆcil pra mim, no momento do incĆŖndio, absorver tudo aquilo, a angĆŗstia e a preocupação principal com as nossas crianƧas, mas graƧas a Deus, hoje temos a satisfação de entregar Ć população o Socorrinho, com a ajuda do deputado Juscelino que nunca mediu esforƧos para resolvermos o ocorrido".

A verba para a reforma do Socorrinho foi intermediada pelo Deputado Federal Juscelino Filho e Cleber Verde, que junto ao ministro da SaĆŗde, Luiz Henrique Mandetta, nĆ£o mediram esforƧos para garantir a Imperatriz a reforma do prĆ©dio. “Soube do incĆŖndio pela imprensa, foi um dia de muita tristeza para Imperatriz e após o acontecido, o prefeito Assis Ramos nos procurou em BrasĆlia e conseguimos interceder junto ao Ministro da SaĆŗde uma liberação de recurso para as intervenƧƵes necessĆ”rias no hospital. O prefeito teve o compromisso de aplicar os recursos e hoje entrega Ć população essa obra. Ć uma grande satisfação estĆ” vivendo esse momento e ver a diferenƧa que isso vai fazer na vida das pessoas”, declara Juscelino.
Apesar da boa notĆcia, que verbas seriam destinadas Ć Imperatriz, a saĆŗde ainda passava por problemas delicados, como explica Assis Ramos. “O problema nĆ£o era só resolver, mas resolver rĆ”pido! As crianƧas estavam em um local improvisado, no posto de saĆŗde da Vila Nova e tĆnhamos que acabar com esse sofrimento o mais rĆ”pido possĆvel. Estou muito satisfeito e com uma alegria enorme em ver as instalaƧƵes novas, os mĆ©dicos empolgados, todo o corpo tĆ©cnico e os servidores satisfeitos e principalmente as crianƧas bem atendidas. Quero agradecer toda a equipe da saĆŗde, por meio do secretĆ”rio Alair Firmiano e da diretora do hospital, Bharbara Rodrigues, que foram verdadeiros guerreiros. Que Imperatriz seja referĆŖncia na saĆŗde, nĆ£o por necessidade, mas por qualidade”.
O secretĆ”rio municipal de saĆŗde, Alair Firmiano, explica que “o prĆ©dio do Socorrinho era muito antigo e suas instalaƧƵes precĆ”rias. Após o incĆŖndio, decidimos junto ao prefeito Assis Ramos, reformar nĆ£o só o local afetado pelo fogo, mas todo o prĆ©dio. Entregamos para a população um hospital novo, totalmente climatizado e implantamos um sistema de combate a incĆŖndio, que antes nĆ£o tinha”.
O secretĆ”rio esclarece ainda que a obra seguiu os prazos estabelecidos no contrato. “Embora tenha sido anunciado algumas vezes que o hospital seria inaugurado, a reforma tomou grandes proporƧƵes, mas concluĆmos essa tarefa dentro dos prazos, ou seja, 180 dias”, finaliza o secretĆ”rio.
Reforma
Após incêndio, o Hospital Municipal Infantil ganhou nova reestruturação de todo o prédio, com a parte hidrÔulica, elétrica, reforma dos mais de 45 banheiros, piso, telhado. Todas as exigências feitas pelo corpo de bombeiros foram atendidas como: sinalizações, extintores, brigadistas de incêndio, para-raios. Foram criados ainda 11 serviços, como: farmÔcia; serviço de ambulância próprio; assistente social durante todo o dia; serviço de regulação; lactÔrio; serviço de segurança do paciente, onde as mães serão acompanhadas com uma educação continuada dentro da unidade para mantermos o nosso hospital bem cuidado. Foram criados mais 15 leitos e todas as especialidades irão permanecer, como: pediatria, cirurgia pediÔtrica, ortopedistas, vascular, urologistas, nefropediatra, hematopediatria.
De acordo com a diretora do hospital, Bharbara Rodrigues, o Socorrinho Ć© “ referĆŖncia de urgĆŖncia e emergĆŖncia para mais de 40 municĆpios. Os nossos 10 leitos de UTI sĆ£o os Ćŗnicos dessa regiĆ£o. O relato dos servidores Ć© que antes o hospital era um local esquecido, mas nessa gestĆ£o, do prefeito Assis Ramos, o hospital foi lembrado. Ć tanto que hoje estamos entregando um hospital totalmente reestruturado”.
A dona de casa Gilzimare Barros, 38 anos, afirma que estĆ” com o neto internado desde que as instalaƧƵes do hospital foram incendiadas. “Tenho um neto com 6 anos, ele estĆ” internado aqui desde que o Socorrinho pegou fogo. No dia eles conseguiram encaminhar todos na UPA do SĆ£o JosĆ©, mas lĆ” ficou muito pequeno, por conta da quantidade de crianƧas e depois nos encaminharam para o posto de saĆŗde da Vila Nova. Hoje graƧas Ć Deus viemos para cĆ”! SĆ£o instalaƧƵes novas, berƧos em ótimo estado, colchĆ£o novo, coberta para todos, temos uma cadeira confortĆ”vel para o acompanhante e banheiros arrumados. A diferenƧa do outro Socorrinho para o de hoje Ć© de 100%. Estou muito feliz vendo meu neto bem tratado”.
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio