Duarte Jr. mantém discurso e afirma: ‘Sou pré-candidato pelo PCdoB’ - Blog da Kelly

Publicidade Top

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Duarte Jr. mantém discurso e afirma: ‘Sou pré-candidato pelo PCdoB’

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito em São Luís, Duarte Júnior (PCdoB) declarou ontem, em entrevista ao colega jornalista Thiago Bastos, que ainda é um dos nomes da sigla para a disputa majoritária deste ano na cidade. Apesar de transparecer aparente alinhamento com a direção comunista, o parlamentar apontou indiretamente que o seu futuro ainda está em aberto.
O comunista, que disputa a preferência do partido com o atual secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, afirmou que pendências políticas para a confirmação de seu nome ainda existem. “Sou pré-candidato à prefeitura de São Luís pelo PCdoB. Todas as questões políticas e burocráticas serão definidas no momento certo”, disse.
O parlamentar voltou a usar a tática de autovalorização para compensar a, até o momento, improvável predileção da direção do PCdoB por seu nome. Duarte Júnior citou, por exemplo, sua agenda definida pelo próprio como “em prol dos direitos do consumidor”. O comunista se referiu ainda ao resultado do último pleito em que obteve boa votação na cidade. “Fui o deputado estadual mais votado da história de São Luís. Já estou em 2° lugar em todas as pesquisas e tenho o menor índice de rejeição entre todos os candidatos”, afirmou.
Apesar da confiança, Duarte Júnior – que já fora sondado por partidos como PRB, PRTB e Solidariedade – disse que qualquer ato pessoal “levará em consideração o que for de melhor para a cidade”. Questionado, o deputado não respondeu se negocia saída do PCdoB. A direção do partido também não confirma.
Desde que seu nome começou a aparecer nas primeiras prévias, Duarte Júnior se antecipou à articulação da própria sigla e começou, por conta própria, uma caravana por bairros da cidade. Constantemente, suas redes sociais o flagram em contatos com dirigentes de associações e moradores, discutindo pautas voltadas às áreas de infraestrutura urbana.
A postura incomoda membros mais tradicionais do PCdoB, que entendem ser necessário um consenso interno antes de aparições mais populares. Além disso, integrantes importantes do partido, como o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino, deram sinais claros de preferência pelo nome de Rubens Júnior. Procurado, Rubens não quis comentar o assunto.
Em entrevista na semana passada, o presidente estadual do PCdoB e deputado federal, Márcio Jerry, disse que a legenda será protagonista no processo eleitoral na capital maranhense. Segundo o dirigente, o fato do governador liderar uma mobilização de uma frente de partidos leva a direção comunista a, neste momento, adotar postura mais cautelosa quanto à majoritária na capital. Jerry adota externamente a política de neutralidade quando o assunto é a preferência por Duarte ou Rubens Júnior.
Dos nomes cogitados ou confirmados como pré-candidatos em São Luís que compõem a base de apoio do governador Flávio Dino, o nome de Duarte Júnior sempre esteve à frente nas pesquisas. Em contrapartida, defensores de Rubens Júnior entendem que, mesmo com números abaixo da expectativa, a possível candidatura pode apresentar crescimento, nos próximos meses.
Para que Duarte Júnior deixe o partido, é necessário que o PCdoB ateste uma “carta de anuência”. Assim, o parlamentar evitaria que a legenda ou o primeiro suplente (que no caso dele é Edivaldo Holanda, do PTC) requeresse o mandato na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé