Solenidade de Corpus Christi cancelada por conta da Pandemia - Blog da Kelly

Publicidade Top

terça-feira, 2 de junho de 2020

Solenidade de Corpus Christi cancelada por conta da Pandemia

Arquidiocese de Niterói Corpus Christi acompanhe e participe das ...
A Diocese de Imperatriz anunciou no início desta semana o cancelamento da programação de Corpus Christi, da forma que estava sendo realizada há mais de dez anos, com procissão e missa campal no estádio municipal. O anúncio foi feito pelo vigário geral padre Eliezer a O PROGRESSO.
De acordo com o religioso "a programação como estava ocorrendo não irá acontecer. A Igreja segue orientações das autoridades sanitárias e da própria orientação do Santo Papa que nos lugares aonde a curva da pandemia não está descendo, que os bispos sigam as orientações e da própria orientação da CNBB".
Ele explicou como será a celebração. " Foi preparado o modelo de vigília que será realizada no dia 10 de junho, um dia antes em que todas as paróquias pastorais,  movimentos e organismos da igreja  estarão fazendo estas celebrações de vigílias. Cada uma delas vai se adequar ao seu horário, mas terá que ser a noite ao estilo e realidade de cada comunidade".
No dia de Corpus Christi, dia 11, o que vai ser feito em decisão do bispo junto com os padres, pela manhã, nas paróquias e na Catedral de Fátima, o bispo vai estar na marquise com os alguns padres durante toda a parte da manhã, dando a benção com o santíssimo sacramento e os católicos serão convidados a fazer o trânsito naquela ruela que passa em frente à catedral,  da Avenida Getulio Vargas sentido  Dorgival Pinheiro, e os católicos dentro dos carros e vão dar uma parada para doarem uma ou mais cestas básicas. Ou qualquer outro alimento não perecível. "Isso acontecerá em todas as 32 paróquias da Diocese de Imperatriz", frisou.
Todo o material arrecadado será destinado para as tribos indígenas do município de  Amarante. " É um gesto concreto, e uma ação social da solenidade de Corpus Christi desse ano. Todo ano, a Diocese dedica boa parte do que é arrecadado financeiro para alguma obra social da Diocese e como  este ano vem fazendo um acompanhamento dos direitos das comunidades indígenas, se viu a necessidade de fazer este gesto solidário a eles".
E finalizou: " Vamos fazer a programação na vigília na véspera, dia 10, e no dia 11 a programação segue na Catedral de Fátima e nas 32 paróquias da Diocese com celebrações".
Corpus Christi
Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
O que é comemorado em Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa "corpo de Cristo". Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi. (Willian Marinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé