CÍRIO DE NAZARÉ DE MONTES ALTOS SERÁ REALIZADO EM SETEMBRO DE 2021 - Blog da Kelly

Publicidade Top

domingo, 3 de janeiro de 2021

CÍRIO DE NAZARÉ DE MONTES ALTOS SERÁ REALIZADO EM SETEMBRO DE 2021


MONTES ALTOS – Com 9 mil habitantes a pacata cidade de Montes Altos, distante 689 km de São Luis e 658 km de Belém(PA), está se preperando para rrealizar no dia 12 setembro, a primeria edição do Círio de Nazaré, uma das mais tradicionais festas do calendário católico do Brasil. As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré ocorrem em todo o Pará, mas a principal é realizada em outubro na capital, Belém, que em 2019 (ainda sem pandemia) reuniu mais de 2 mihões de devotos.

O Círio de Nazaré de Montes Altos tem pretenções mais modestas se comparada a festa da capital marajoara, mas, ainda assim, está sendo preparada para cerca de 30 mil romeiros de uma região de 1 milhão de habitatantes, que incluem municipios maranhenses, tocantineses e paraenses.

O padre Luzimar Moura Luz, pároco da igreja de SENHORA DE SANTANA  explica que a data do Cirio de Montes Altos foi definida pelo bispo, dom Francisco Lima para o dia 12 de setembro de 2021.

O proximo passo, após a definição data será a ida do padre Luzimar e o coordenador local do Círio, Mauricio Martins, à Belém para levar o oficio que pede a vinda de uma comissão de padres Barnabitas à Montes Altos para conhecer a cidade. Eles devem trazer consigo uma imagem peregrina de Nossa SENHORA DE NAZARÉ.

Após a visita, os próximos passos estão ligados a infraestrutura do evento religioso que, pela sua dimensão, vai mudar a realidade de Montes Altos e alterar a rotina de municípios maiores como Imperatriz que deverá ter papel imporatante com sua rede hoteleira, pousadas e restaurantes. Pensando nisso, padre Luzimar já  mantém contatos com padres de igrejas da região e com Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz.

Inaugurações

Com apenas cinco meses como pároco da igreja matriz, padre Luzimar conseguiu um feito inédito. 
Com ajuda da comunidade, ele conseguiu reformar todo o complexo eclesial de Santa Ana, cujas obras foram entregues com uma celebração de ação de graças no dia 29 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé