Dia 29 de julho de 2022, a tecnologia 5G chegou nas cidades de Porto Alegre/RS, João Pessoa/PB e Belo Horizonte/MG. Conforme os dados da Anatel, 70 dispositivos oferecem suporte para a navegação 5G.

Menos atraso de resposta nos processos com baixa latência e uma melhora na velocidade são as principais tendências para essa tecnologia. Quer saber o que eu acho de tudo isso? Então, continua aqui, no meu site, o Blog da Kellyitz!

tecnologia 5G

5G no Brasil: e aí, é bom?

O 5G é uma faixa de 3,5 GHz. Para ter acesso à rede, é preciso ter smartphones ou tablets compatíveis com ela. Fiz algumas pesquisas e percebi que Brasília, a capital do país, foi a primeira cidade brasileira que recebeu essa tecnologia – em 6 de julho de 2022.

Apesar de o planejamento ser até 29 de setembro para todas as capitais do Brasil já contarem com essa frequência de navegação, 391 municípios ainda não têm cobertura 4G – cerca de 7% das cidades do país.

Os demais municípios que contam com uma população total igual ou superior a 500 mil habitats, espera-se que o 5G seja liberado a partir de 1º de janeiro de 2023. Além disso, a expectativa é que as regiões urbanas tenham acesso à rede até janeiro de 2026. O que é demais, não?

Posso dizer que a implementação do 5G resultou em impactos econômicos positivos, de acordo com os dados que observei da Accenture, incluindo as novas possibilidades de produtos, modelos de negócios e serviços.

Contudo, não posso esquecer de dizer que a distribuição do 5G depende, também, das operadoras. Sendo assim, não são todos os bairros que vão ter acesso à rede – independentemente se você tem ou não o aparelho compatível com essa tecnologia. Isso acaba sendo um pouco ruim, pois as pessoas não poderão utilizar a tecnologia aperfeiçoada para seus trabalhos e comunicação virtuais.

Mas há uma notícia boa: a Anatel diz que, provavelmente, as próximas capitais a receberem o 5G são: São Paulo/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO e Salvador/BA. Isso significa que, aos poucos, todos poderão ter acesso ao 5G – e isso é ótimo para o avanço do nosso país.

Agora, quero te mostrar os benefícios da tecnologia 5G para você saber se vale a pena.São muitas as vantagens que estão relacionadas à tecnologia 5G no Brasil, incluindo:

  • A velocidade até 100 vezes maior que 4G, e faço um download de um vídeo de 25mb em apenas 21 segundos
  • Faço ligações por vídeo em alta resolução e muito mais estáveis
  • Assisto a filmes em 4K nos serviços de streaming que tenho assinatura, como Netflix, HBOMax e Amazon Prime Video
  • Se eu precisar de uma cirurgia, sei que posso contar com a telemedicina
  • Meus amigos que operam à distância maquinários pesados possuem mais suporte à conexão entre os aparelhos na indústria e agropecuária
  • Ando de carro mais tranquila, pois há várias conexões conjuntas e prevenções de acidentes em carros autônomos
  • As fábricas são completamente automatizadas com robôs, auxiliando no nosso dia a dia em diversas situações

Os Estados Unidos, a China, a Coreia do Sul, a Alemanha, a Áustria, a Itália, a Romênia, o Reino Unido, o Canadá e o Uruguai já contam com a tecnologia 5G em seu território.

No entanto, alguns especialistas comentam que o comprimento de ondas dessa rede é menor. Ou seja, o seu alcanço é mais limitado e mais antenas de transmissão são necessárias. Porto Alegre já conta com, pelo menos, 103 antenas. João Pessoa, 50, e Belo Horizonte, 155 – números esses que estão acima do mínimo exigido.

Vendas de smartphones 5G aumentam 230% no território brasileiro

Entre janeiro e maio de 2022, as vendas de dispositivos móveis que são compatíveis com a tecnologia 5G cresceu 230% no Brasil – quando comparado ao mesmo período em 2021. Como referência, baseei-me no levantamento que foi realizado pela consultoria GfK.

Um dos principais fatores foi, de acordo com a empresa, o aumento das ofertas dos aparelhos compatíveis com preços mais acessíveis. No ano anterior, os poucos modelos 5G eram considerados premium. Enquanto em 2021, o preço de um smartphone 5G variava em torno de 5 mil reais, hoje em dia – e principalmente na Black Friday – é possível encontrar aparelhos com a mesma tecnologia de rede com o preço oscilando entre 2 e 3 mil reais.

Isso me transparece que as pessoas estão ascendendo economicamente, e que o mercado está aquecido – podendo fazer promoções e atingir a massa.

E, aí? Já está com seu smartphone 5G? Me conta da sua experiência com essa nova tecnologia de rede que acabou de chegar no Brasil!

Recent posts

Menu

Pages